Uma tentativa de fuga causou tumulto no 1º Distrito Policial (1º DP), no Centro de Curitiba, na noite desta terça-feira (11). O local tem cerca de 30 detentos, porém, a capacidade máxima seria para quatro e de maneira temporária. Parte dos presos estava cavando um buraco em uma das paredes para fugir quando foram contidos pelos policiais.
Rubens Recalcatti, titular do 1º DP, diz que o local está sem condições e que não sabe mais o que fazer com os presos. "Está explodindo aquele lugar, está uma situação insustentável. Mandei vários pedidos de remoção ou até alvará de soltura, mas até agora nada. Estamos encaminhando coletivamente, todos os delegados, documento assinado para a Seju [Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos] com o pedido para que seja dada uma solução a isso."
Esta foi a segunda tentativa de fuga no local em sete dias. No dia 4 de dezembro, uma situação parecida ocorreu na delegacia. Um buraco na parede de concreto foi feito por presos. O delegado relatou que pedaços de madeira e alguns arames que os detentos retiram das grades foram utilizados para perfurar o concreto.
Fuga em Santa Felicidade
No último dia 8 de dezembro, 17 presos fugiram do 12º Distrito Policial, no bairro Santa Felicidade, por volta das duas horas da madrugada. Os presos escaparam pela janela de ventilação localizada no teto da área onde estavam.
No momento da fuga, cerca de 70 presos dividiam um espaço para 16. Após as sucessivas rebeliões por excesso de lotação, não foi possível fazer as reformas necessárias para recuperação do espaço.
Com as grades arrebentadas, desde outubro os detentos permaneciam soltos no corredor que liga as celas e não era possível fazer a vigilância do local, já que o sistema de monitoramento foi destruído. Logo após a fuga, o delegado
Vinícius Augusto de Carvalho, titular da 12º DP, disse que o local não reúne atualmente as mínimas condições para manter os detentos. O local não possui banheiros, espaço para banho de sol, lavanderia e parlatórios.
Rebelião no Santa Quitéria
Uma tentativa de fuga de presos ocorreu no dia 9 de dezembro por volta das 18 horas no 9º DP, no bairro Santa Quitéria. Nenhum detento conseguiu escapar, mas por causa dos danos causados às celas, os mais de 60 presos da delegacia foram alojados provisoriamente em apenas duas celas. Na manhã de terça-feira, eles iniciaram uma rebelião, mas o motim foi controlado rapidamente. Mesmo assim, o clima está bastante tenso no local, com ameaça constante de novas fugas e rebeliões.