Oito dos 103 presos da carceragem da 38ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santo Antônio da Platina fugiram na madrugada desta sexta-feira, 1º, depois de abrir um buraco em uma das celas com uma furadeira manual. Na fuga um dos presos, Elvis Rodrigues de Campos, fraturou a perna ao pular o muro da delegacia e foi recapturado ao buscar atendimento medido no Pronto Socorro Municipal.
A polícia procura os outros sete fugitivos. A maioria foi detida por envolvimento com o tráfico de drogas, e também tenta descobrir como a furadeira conseguiu entrar nas celas da carceragem. Apesar de abrigar mais de uma centena de presos, a maioria sem ter ido a julgamento, a carceragem da delegacia de Santo Antônio da Platina tem capacidade apenas para 50 homens, divididos em duas alas. A fuga desta sexta é a segunda em 70 dias. No dia 16 de dezembro nove presos fugiram do local. Oito foram recapturados.
A fuga estava sendo anunciada há pelo menos cinco dias. Os próprios policiais que trabalham na 38º DRP admitiram que os presos estavam agitados desde o início da semana e havia risco de tumulto e até uma rebelião.
A cadeia de Santo Antônio da Platina passou por reformas há dois anos, depois que uma rebelião no final de 2010 destruiu não só o setor de carceragem como parte da delegacia.