O fim de semana que dá início à primavera no Hemisfério Sul deverá ser marcado por chuvas fortes e contínuas em todo o Paraná. O Instituto Tecnológico Simepar informa que entre sábado (21) e domingo (quando começa a nova estação) a precipitação pode atingir um índice de 200 milímetros (mm) nas áreas de divisa com Santa Catarina. Demais regiões terão acúmulo menos intenso, porém ainda com registro acentuado de chuvas.
As áreas de instabilidade começam a se formar já nesta sexta-feira no Sudoeste do estado, mas de forma menos intensa. A partir de sábado, pode haver volume de chuva acima dos 100 mm em diversos municípios paranaenses, principalmente nos localizados na metade sul do Paraná, com ênfase para o Oeste e Sudoeste. O Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do governo federal, não descarta, inclusive, queda de granizo e rajadas de ventos nesta parte do estado.
A condição eleva o risco de cheias, enxurradas, alagamentos e deslizamentos, uma vez que a água acumulada no solo não tem como se dispersar devido à continuidade da precipitação. "É uma grande quantidade de chuva num curto intervalo tempo, por isso a gente prevê que pode ocorrer alagamentos e até mesmo deslizamentos. Mas é uma possibilidade", explica o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentin da Costa.
O Simepar informa ainda que áreas ao longo do Rio Iguaçu e seus afluentes, assim como a região metropolitana de Curitiba e Litoral são as regiões do estado que estão mais sujeitas a problemas em virtude das chuvas.
Com toda a precipitação pluviométrica, as temperaturas devem se manter amenas no Paraná. Em Curitiba, os termômetros podem chegar a 23°C no sábado e 21°C no domingo. Nos mesmos dias, Cascavel terá máximas de 26°C e 24°C; Paranaguá, 24°C e 22°C, respectivamente.
Na segunda-feira, a área de instabilidade deve deixar o Sul do país e atingir a região Sudoeste. Mesmo assim, ainda haverá registro de chuvas fracas no Leste e Norte do estado durante o dia.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora