• Carregando...
NOVIDADE | Mauro Campos
NOVIDADE| Foto: Mauro Campos

A primavera, que começa às 6h51 deste domingo, será mais seca neste ano. A estação, conhecida como uma época chuvosa, será influenciada pelo fenômeno La Ninã, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Isso traz como conseqüência menor ocorrência de chuvas e temperaturas mais elevadas do que a média registrada nos últimos anos, levando em consideração os dados históricos do Instituto Tecnológico Simepar.

"Em relação ao inverno, as precipitações serão mais freqüentes. Teremos chuvas à tarde em função do calor", explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Ao contrário do que foi registrado na primavera do ano passado, quando ocorreram chuvas acima da média, a estação será parecida com o que aconteceu nestes últimos dias de inverno. "Possivelmente, teremos ausência de chuva por umas duas semanas, como ocorreu neste mês de setembro." Na avaliação da média, as temperaturas devem ficar até 2ºC acima do previsto.

Saúde

Com o chegada da nova estação, fatores decorrentes do aumento do calor e do tempo seco acarretam a aparição de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, faringite, bronquite e asma. Pólen das plantas, ácaros, a poluição e a poeira ajudam nas manifestações alérgicas. Segundo o médico pneumologista Jonatas Reichert, os sintomas são tosse, obstrução nasal, espirros e dor de cabeça, além de falta de ar.

A orientação é para que se coloque um recipiente de água nos aposentos, para aumentar a umidade, não manter nos quartos livros, bichos de pelúcia e a presença de animais com pêlo. Manter a casa sempre limpa também ajuda no controle dos sintomas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]