O Hemisfério Sul se despede do inverno nesta quinta-feira (22), às 11h20, dando lugar à primavera, estação em que as temperaturas devem começar a subir gradualmente. Apesar de uma temperatura média mais alta, há chances de formação do efeito La Niña - o resfriamento das águas do Pacífico -, que seguraria o aumento da temperatura no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
Em coletiva de imprensa convocada pelo portal Climatempo, o meteorologista Alexandre Nascimento explicou que o La Niña ainda não está oficialmente caracterizado. “Mas já há um resfriamento das águas do Pacífico em curso na região equatorial. Se isso se confirmar, o efeito La Niña favorece o deslocamento de massas frias polares na região Sul”.
A média da temperatura prevista para a primavera 2016 está em 25° C para todo o país. Apesar disso, as marcas dos termômetros subirão com comedimento nos estados do Sul. A previsão do Climatempo é de que as temperaturas médias sejam menores do que a média da primavera de 2015 nos três estados da região.
Prepare-se: horário de verão começa em menos de um mês
Leia a matéria completaAlém disso, o Paraná tem previsão de chuva acima da média para os meses de outubro e dezembro. Em setembro, o volume de precipitação permanecerá dentro da média, segundo o portal de meteorologia. “Ainda será sentido algum frio em Curitiba, com temperaturas chegando a 12° C, 13° C em alguns momentos em outubro. Não dá para esperar o calorão do ano passado aí na cidade”, afirmou Nascimento.
A primavera vai até o dia 21 de dezembro, quando dará lugar ao verão.
Sem chuva nesta quarta-feira
Praticamente o último dia do inverno, esta quarta-feira (21) será sem chuva em todo o Paraná, mesmo com o deslocamento de um sistema de alta pressão atmosférica pelo Oceano Atlântico.
Em toda a faixa Leste, a circulação dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente origina a formação de nuvens ao longo do dia, deixando a temperatura mais amena mesmo no período da tarde entre o Litoral, Curitiba e Região Metropolitana. As temperaturas alcançam máxima de 22° C mais ao Sul e 25° C quase na divisa com São Paulo. Já as mínimas para todo o estado ficam na casa dos 10° C.
A quinta-feira (22) dá boas vindas a uma nova estação com regularidade no tempo, inclusive nas áreas do interior do Paraná: o Norte Pioneiro registra máximas em torno de 30° C e mínimas de 14° C; a região Oeste circula entre 11° C e 28° C; e os Campos Gerais indicam 10° C de mínima e 24° C no horário de pico do sol.
A semana também termina com a mesma amenidade. Curitiba pode registrar chuva no domingo (25) e no Norte as temperaturas voltam a passar dos 30° C já no sábado.
A semana também está sendo marcada por amplitudes térmicas -- diferença entre a máxima e mínima. Nesta terça-feira (20), em Palmas, por exemplo, o dia amanheceu com 4,4° C e alcançou 20° C. Em Cascavel, a variação foi de 8,6° C a 24,1° C.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora