• Carregando...
Fátima Ortiz dirige espetáculo que leva 11 crônicas de amor do escritor Roberto Gomes,colunista do Caderno G, para o palco | Divulgação/Arquivo/Gazeta do Povo
Fátima Ortiz dirige espetáculo que leva 11 crônicas de amor do escritor Roberto Gomes,colunista do Caderno G, para o palco| Foto: Divulgação/Arquivo/Gazeta do Povo

A primavera, conhecida como uma estação chuvosa, estará mais seca este ano. Ela será influenciada pelo fenômeno La Ninã, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Isso traz como conseqüência chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média, levando em consideração os dados históricos do Instituto Tecnológico Simepar.

"Em relação ao inverno, as precipitações serão mais freqüentes. Teremos chuvas à tarde em função do calor", explica o meteorologista Samuel Braun, do Simepar. Ao contrário do que foi registrado na primavera do ano passado, quando ocorreram chuvas acima da média, a estação estará parecida com o que aconteceu nestes últimos dias de inverno. "Possivelmente, teremos ausência de chuva por umas duas semanas, como ocorreu neste mês de setembro. Para o setor da agricultura, isso é um complicador", avalia.

Na avaliação da média, as temperaturas devem ficar até 2ºC acima do previsto. As médias de dias mais quentes deverão ficar entre 22ºC e 29ºC em todo estado (lembrando que são "médias", portanto os números não representam as temperaturas mínimas e máximas previstas para ocorrerem ao longo da primavera, podendo variar para mais e para menos).

Em Curitiba, os próximos três meses terão média de temperaturas entre 12ºC e 25ºC. À medida em que a estação for se consolidando, as temperaturas devem ficar mais elevadas. Por isso, dezembro deverá ser o mês de mais dias de calor, inclusive pela proximidade do verão. Confira no quadro acima as médias previstas para cada região do Paraná.

Inverno

O inverno de 2007, que termina oficialmente na manhã de domingo, teve temperaturas acima da média, não só no Paraná mas em praticamente todos os estados do país. De acordo com o Simepar, o La Ninã foi quem contribuiu para estas condições neste último mês de inverno. "O fenômeno dificultou que a massa de ar mais frio entrasse no Paraná", relata Braun.

Junho, agosto e setembro foram meses mais secos, com temperaturas acima da média histórica. Em contrapartida, julho registrou dias chuvosos, principalmente na região Norte do estado, onde choveu quase o dobro do considerado normal para a estação. Neste período, as temperaturas ficaram abaixo da média.

O município de Palmas, na região Sul do estado, registrou a temperatura mais baixa do inverno deste ano. Em julho, os termômetros chegaram a registrar mínima de 3,4ºC negativos. As máximas alcançaram os 37ºC em cidades do Norte e Noroeste do estado. "Possivelmente tivemos menos geadas também", complementa Braun.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]