A primavera , que começa na segunda-feira (22), precisamente às 12h44min, vai ter características bem marcadas: altas temperaturas e pancadas de chuva em todo o Paraná. A estação das flores segue até o dia 21 de dezembro, quando termina oficialmente às 9h04min.
O meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que a estimativa do clima para esta primavera é de calor nos próximos três meses. "Vamos ter uma estação bem típica. Porém, se compararmos aos meses de agosto e setembro, teremos poucas chuvas e mais calor", afirma.
Como a primavera é um período de transição, entre o inverno e o verão, o frio dos últimos dias não fica tão intenso. Com o passar dos meses, as temperaturas se elevam e chegam ao ápice em dezembro. "Com o fim do ano, o tempo ficará mais quente e abafado", informa o meteorologista.
Diferente da primavera de 2007, o tempo seco não vai predominar neste ano. "Ano passado tivemos 15 dias sem chuvas, o que não vai ocorrer agora", explica o meteorologista Reinaldo Kneib, também do Simepar.
Em relação às temperaturas, esta primavera vai se manter com temperaturas altas em todas as regiões do estado. Estudos meteorológicos do Simepar mostram que, entre outubro e dezembro, Curitiba vai ter mínima de 12°C e máxima de 28°C. O Litoral do Paraná fica entre 19,5°C e 32°C. Na região Oeste, em cidades como Foz do Iguaçu, os termômetros marcam entre 20°C e 35°C. E em Londrina, Norte, a mínima pode chegar a 18°C e a máxima 32°C.
Flores
Ao andar pelas ruas, as pessoas já percebem o colorido das flores pela cidade. Nesta primavera, em Curitiba, flores como sálvia, celósia, dália e cravina, que são nativas e típicas da região, embelezam o cenário urbano de concreto. Árvores, como o Ipê amarelo, também já colorem e deixam a cidade mais agradável ao olhar.
De acordo com o chefe da divisão de produção vegetal do Horto Municipal de Curitiba, Maurício Dobjanski, flores características das estações de primavera e verão já aparecem pela cidade. "Para a floração, nós temos duas estações fixas e não quatro. Então, tudo o que é plantado no outono, floresce até o inverno. O mesmo ocorre na primavera. A floração começa agora e vai até o verão", explica Dobjanski.
Mesmo com as diferentes temperaturas e condições climáticas que fazem em Curitiba, o florescimento das plantas não é prejudicado. "O ideal é uma temperatura amena, porém é natural ocorrer períodos de excesso de calor ou frio", diz. "Com os dias mais longos e mais luz nas plantas, a floração ocorre naturalmente", conta Dobjanski.
Previsão do tempo
Dados do Simepar informam que, a partir de sexta-feira (19), áreas de instabilidade que se desenvolvem no Norte da Argentina e no Sul do Paraguai provocam pancadas de chuva com trovoadas à tarde nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Em outras regiões do estado, o tempo se mantém estável, sem previsão de chuvas e com temperaturas altas.
Para esta sexta-feira, Curitiba fica com o céu nublado e as temperaturas ficam entre 9°C e 21°C. Em Paranaguá, no Litoral do estado, o tempo também permanece nublado, com mínima de 15°C e máxima de 24°C. No Norte, em Londrina, há predominância de poucas nuvens, com mínima de 12°C e máxima de 28°C. No município de Maringá, Noroeste, a mínima fica em 14°C e máxima em 31°C. Em Foz do Iguaçu, no Oeste, o clima fica parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas, máxima de 30°C e mínima de 13°C.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora