Curitiba deverá contar com sua primeira ciclofaixa (trecho da rua destinado ao fluxo de bicicletas previsto no Código de Trânsito Brasileiro) até maio do ano que vem. Segundo o prefeito Beto Richa (PSDB), a ciclofaixa deverá ser instalada na Avenida Marechal Floriano, em um trecho de sete quilômetros entre o Parque Náutico e o viaduto da avenida sobre a BR-476.
O anúncio foi feito ontem por Richa, em audiência com integrantes do grupo Bicicletada, que defende a adoção de políticas públicas que incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte. A ciclofaixa funcionará como uma linha preferencial às bicicletas, distante 1,5 metro do meio-fio nas duas pistas da Marechal.
A faixa vai permitir ao ciclista uma conexão segura com outros 15 quilômetros de ciclovias as faixas preferenciais para trânsito de bicicletas que cortam as calçadas da cidade. "Teremos 10 quilômetros de ciclovia na Linha Verde e outros cinco quilômetros na Marechal Floriano até o centro da cidade", explicou Augusto Canto Neto, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Segundo Neto, o trecho da ciclovia que sai do viaduto e acompanha a Rua Aluízio Finzetto até o Teatro Paiol, no bairro Prado Velho, também será reformado.
Richa ainda afirmou aos integrantes do Bicicletada que a prefeitura espera recursos do programa BID III, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, para construir 15 quilômetros de ciclovia na Avenida Juscelino Kubitscheck, na Cidade Industrial de Curitiba.
"O anúncio da ciclofaixa na Marechal Floriano é uma boa notícia, mas achamos que a política municipal pró-ciclista pode ser ainda mais efetiva, já que a bicicleta é um veículo que melhora o trânsito e não prejudica o meio ambiente", disse Goura Nataraj, um dos integrantes do Bicicletada.
Os membros do grupo devem integrar as reuniões sobre o Plano de Mobilidade do município (PlanMob), que está sendo elaborado pelo Ippuc, com participação da Urbs, de secretarias e de autarquias municipais. O Bicicletada também pediu a Richa que a prefeitura estimule a implantação de espaços para estacionar bicicletas em todos os novos grandes empreendimentos na capital e também nos espaços culturais mantidos pela prefeitura por meio da Fundação Cultural de Curitiba. O prefeito disse que as duas medidas serão implementadas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora