Região de Pato Branco registra chuva congelada nesta segunda-feira
Várias cidades do PR, inclusive Curitiba e a RMC, devem registrar o fenômeno nesta segunda-feira (22). A chuva congelada parece com neve, mas é transparente e ocorre quando as gotas de chuva congelam depois de cair. No estado, pode nevar nas cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina e em municípios de regiões altas, como General Carneiro e Palmas, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar.
A chuva e as temperaturas baixas vão continuar por todo o dia. Não houve ocorrência de neve no Paraná durante a madrugada de domingo (21) para segunda.
Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados na madrugada desta segunda-feira (22) cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro estado, registros confirmados ocorreram em São Joaquim, no Planalto Sul e em Chapecó, no Oeste. Já no segundo, o registro informado ocorreu em São José dos Ausentes, no Nordeste.
Veja fotos da neve em SC e no RS
Em São Joaquim, o fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã, com acúmulo gerando alegria para os milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação. A previsão é de que ele venha a se repetir com mais intensidade no decorrer do dia em outras cidades das regiões mais altas do estado.
O primeiro registro de neve em SC foi feito às 4h30 em São Joaquim. Meia hora mais tarde, surpreendentemente, os operadores meteorológicos do aeroporto de Chapecó relataram a ocorrência de neve na cidade no momento em que a temperatura era de 3ºC. É raríssimo ocorrer neve em Chapecó. Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, na mesma região, também tiveram registros de neve.
No Rio Grande do Sul, a neve em São José dos Ausentes começou quando os termômetros marcavam - 0,5ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 4h30min, pequenos flocos de neve. Mais tarde, por volta das 5h, a neve se acentuou, caindo com mais intensidade.
A neve também caiu em outros municípios gaúchos, como Cambará do Sul, Bom Jesus e Lagoa Vermelha enquanto a geada cobriu os campos em Cruz Alta, Bagé, Pelotas, Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Santana do Livramento e São Luiz Gonzaga. Segundo o 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura mínima foi de dois graus negativos em Cambará do Sul.
O frio intenso está sendo provocado por uma fortíssima onda de frio que chegou no Brasil entre a noite de domingo (21) e madrugada de segunda-feira. Até por volta das 6 horas da manhã, grande parte do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste e o Sul de Santa Catarina e do Paraná registraram temperaturas abaixo de 5ºC.
O frio intenso, combinado com a persistência da umidade elevada é a combinação necessária para favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto, serras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná. Conforme meteorologistas da Climatempo, não estão descartadas as possibilidades de queda de neve na região de Curitiba. A última vez que caiu neve na cidade paranaense foi em 1975.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora