Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte coletivo

Primeira viagem pela Linha Verde

Veja as mudanças no acesso à Rua Lourenço Pinto |
Veja as mudanças no acesso à Rua Lourenço Pinto (Foto: )

Hoje começa a funcionar o ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes que passa pela Linha Verde em direção à Praça Carlos Gomes. A linha será inaugurada às 10h30 e deve transportar cerca de 32 mil pessoas por dia. A ideia é desafogar o trecho de transporte coletivo da zona sul da cidade, que atende 260 mil pessoas diariamente.

A Urbs começou a informar os passageiros desde terça-feira, com cartazes nas linhas que vão sofrer mudanças nos terminais de ônibus. Onze linhas terão seus itinerários alterados e a população ainda tem algumas dúvidas sobre os trajetos e a integração que poderá ser feita nos terminais e nas estações.

Alguns ônibus vão deixar de funcionar e serão substituídos por novas linhas, como é o caso do Campo Comprido-Bosch, que passa a ser Campo Comprido-CIC; Xaxim, que passa a ter duas novas linhas; Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde; o Jardim Esmeralda, que passa a ser Xaxim-Capão Raso; Francisco Derosso-BR-476, que será desativado e passa a ser atendido pela linha Alto Boqueirão; a linha Denso, que também será desativada e passará a ser atendida pelo Pinheirinho-CIC; Wenceslau Braz, que sai de linha e será substituído por Portão-Linha Verde e Portão-Santa Bernadethe; Sítio Cercado-BR-116, que será substituído pela linha Gramados; e Francisco Antonelo, que vai desaparecer sem substituição.

Esses ônibus alimentadores, que vão deixar os passageiros dentro dos tubos da Linha Verde, voltam para seus pontos finais e as pessoas seguem até o centro da cidade pela linha Pinheirinho-Carlos Gomes. O percurso vai desde o terminal do Pinheirinho, passa pela Linha Verde, entra na Marcehal Floriano Peixoto e segue até o ponto final na Rua Lourenço Pinto, ao lado da Praça Carlos Gomes.

Dentro desse trajeto os ônibus vão percorrer as vias nos dois sentidos e terão preferência para passar nos semáforos, porque possuem um dispositivo que facilita a abertura do sinal para eles. De acordo com a diretora de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, o fluxo do trânsito só vai ser alterado no trecho entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, que não terá mais acesso livre para os veículos.

Apenas os motoristas que trabalham, moram ou estudam no local terão a entrada permitida. Isso vale para os que vão ao trecho da Pedro Ivo entre a Lourenço Pinto e a Barão do Rio Branco. Mas a entrada só é permitida para que vem da André de Barros e entra na Lourenço Pinto. Quem vem da Visconde de Guarapuava e entra na Lourenço Pinto não pode seguir por ela quando chegar no trecho da estação-tubo. De acordo com Rosângela, haverá placa na esquina da Lourenço Pinto com a André de Barros, indicando que a entrada somente é permitida em alguns casos. Os agentes de trânsito vão inicialmente controlar o fluxo nesse local.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.