Veja as mudanças no acesso à Rua Lourenço Pinto| Foto:

O que muda

Respostas para as principais dúvidas que podem ocorrer com as novas linhas:

Xaxim

- A linha Xaxim vai deixar de existir para se transformar em duas novas linhas, a Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde. Essas duas vão até a estação-tubo da Linha Verde e deixam lá os passageiros, que fazem conexão para ir até o centro.

O Xaxim-Linha Verde é um reforço do Xaxim-Capão Raso, por isso só vai passar noshorários de pico – começo da manhã e fim de tarde.

Ponto final

- As linhas que agora passam a ter seu ponto final na estação-tubo da Linha Verde são: Xaxim-Linha Verde, Xaxim-Capão Raso, Portão-Santa Bernadethe, Portão-Linha Verde, Alferes Poli e Maracanã-Linha Verde.

Só de passagem

- As linhas que apenas param na estação da Linha Verde mas seguem até seu destino normal são: Gramados, Vila São Pedro, Urano, Alto Boqueirão, Xaxim-Capão Raso e Fanny.

Conexões

- As estações-tubo da Linha Verde funcionam como os terminais. Quem desembarcar dentro delas faz conexão com outro ônibus sem pagar nova passagem.

CARREGANDO :)

Hoje começa a funcionar o ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes que passa pela Linha Verde em direção à Praça Carlos Gomes. A linha será inaugurada às 10h30 e deve transportar cerca de 32 mil pessoas por dia. A ideia é desafogar o trecho de transporte coletivo da zona sul da cidade, que atende 260 mil pessoas diariamente.

A Urbs começou a informar os passageiros desde terça-feira, com cartazes nas linhas que vão sofrer mudanças nos terminais de ônibus. Onze linhas terão seus itinerários alterados e a população ainda tem algumas dúvidas sobre os trajetos e a integração que poderá ser feita nos terminais e nas estações.

Publicidade

Alguns ônibus vão deixar de funcionar e serão substituídos por novas linhas, como é o caso do Campo Comprido-Bosch, que passa a ser Campo Comprido-CIC; Xaxim, que passa a ter duas novas linhas; Xaxim-Capão Raso e Xaxim-Linha Verde; o Jardim Esmeralda, que passa a ser Xaxim-Capão Raso; Francisco Derosso-BR-476, que será desativado e passa a ser atendido pela linha Alto Boqueirão; a linha Denso, que também será desativada e passará a ser atendida pelo Pinheirinho-CIC; Wenceslau Braz, que sai de linha e será substituído por Portão-Linha Verde e Portão-Santa Bernadethe; Sítio Cercado-BR-116, que será substituído pela linha Gramados; e Francisco Antonelo, que vai desaparecer sem substituição.

Esses ônibus alimentadores, que vão deixar os passageiros dentro dos tubos da Linha Verde, voltam para seus pontos finais e as pessoas seguem até o centro da cidade pela linha Pinheirinho-Carlos Gomes. O percurso vai desde o terminal do Pinheirinho, passa pela Linha Verde, entra na Marcehal Floriano Peixoto e segue até o ponto final na Rua Lourenço Pinto, ao lado da Praça Carlos Gomes.

Dentro desse trajeto os ônibus vão percorrer as vias nos dois sentidos e terão preferência para passar nos semáforos, porque possuem um dispositivo que facilita a abertura do sinal para eles. De acordo com a diretora de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, o fluxo do trânsito só vai ser alterado no trecho entre as ruas André de Barros e Pedro Ivo, que não terá mais acesso livre para os veículos.

Apenas os motoristas que trabalham, moram ou estudam no local terão a entrada permitida. Isso vale para os que vão ao trecho da Pedro Ivo entre a Lourenço Pinto e a Barão do Rio Branco. Mas a entrada só é permitida para que vem da André de Barros e entra na Lourenço Pinto. Quem vem da Visconde de Guarapuava e entra na Lourenço Pinto não pode seguir por ela quando chegar no trecho da estação-tubo. De acordo com Rosângela, haverá placa na esquina da Lourenço Pinto com a André de Barros, indicando que a entrada somente é permitida em alguns casos. Os agentes de trânsito vão inicialmente controlar o fluxo nesse local.