A virada do ano em Curitiba e região metropolitana teve 17 mortes violentas, de acordo com os relatórios do Instituto Médico Legal (IML). Os crimes ocorreram entre a noite de 31 de dezembro de 2010 e às 19h30 de domingo (2). Apenas no sábado e domingo foram 15 mortes. O índice é quase duas vezes maior do que o ano passado, quando foram registradas oito mortes no primeiro sábado e domingo de 2010.
Durante todo o feriado, 11 homicídios foram causados por arma de fogo, além de um enforcamento, um afogamento, um atropelamento, um caso de agressão física e duas situações ainda a serem esclarecidas. A maioria dos crimes ocorreu no sábado. No primeiro dia do ano, às 21 horas, Wellington da Silva César, de 40 anos, foi morto com três tiros em sua residência na Rua Piraquara, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Junto com o corpo foi encontrada uma meia contendo 40 gramas de maconha.
Nas primeiras horas do mesmo dia, o presidiário Vitor Fernando Borges, 22, que usufruía do indulto de Natal, foi assassinado por um homem que estava em uma bicicleta. Horas depois, o taxista Luciano Vechi da Silva, 31, foi encontrado morto dentro de um táxi, na Rua Cleto da Silva, bairro Boqueirão. Silva foi assassinado com três tiros, que acertam seu tórax e pescoço. Junto com a vítima estava uma mulher identificada como Vanuza Angiolette, 27. Ela também foi baleada e encaminhada a um hospital da capital em estado gravíssimo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o local do crime é conhecido como ponto de tráfico de drogas.
No início da tarde domingo, o corpo de uma mulher foi encontrado embaixo da ponte que passa sobre o Rio Iguaçu, na divisa entre Curitiba e o município de Fazenda Rio Grande. O corpo estava em estado avançado de decomposição, o que indica que foi lançado na água há alguns dias. A polícia encontrou no local cápsulas de pistola calibre 380 e manchas de sangue.
Também no domingo, Tatiane Gonçalves de Souza, 20, foi atropelada na rua Domingos Scucato, em Almirante Tamandaré. Um veículo Palio que estava em alta velocidade atingiu a mulher e uma criança de seis anos de idade que estava com ela e depois bateu em um poste. De acordo com relatos de testemunhas, os ocupantes do veículo abandonaram o carro e fugiram. Tatiane morreu no local e a criança foi socorrida pelo Siate.
Prisões
Em Campo Largo, quatro homens foram presos enquanto realizavam furtos em casas do município. No sábado, Maicon Campagnaro dos Santos, 21, foi perseguido pela polícia depois de entrar em uma residência no bairro Itaqui. Ele levou R$ 2 mil em dinheiro e objetos, mas foi descoberto por um vizinho que chamou a PM.
No mesmo horário, Valdisnei Correia da Luz, 22, pediu carona para um homem que saía de carro de sua casa no bairro Fazendinha. Depois de percorrer um quilômetro com a vítima, ele pediu para descer do carro e voltou à residência, mas foi surpreendido por outro morador da casa que chamou a policia. O preso estava em indulto de Natal e cumpria pena de um ano e nove meses na Penitenciária Estadual de Piraquara por furto. No domingo, outros dois homens foram presos no município em situações semelhantes.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora