Cascavel A Polícia Civil, com apoio da Polícia Federal, desmantelou, ontem, um esquema de tráfico internacional de drogas no Oeste do Paraná. A Operação Chá Verde prendeu sete pessoas acusadas de diversos crimes em cinco cidades da região no total foram 15 prisões, somando outras oito realizadas anteriormente. De acordo com o delegado chefe da 20.ª Subdivisão de Toledo, Alexandre Macorin, a quadrilha tinha base em Toledo e era responsável pelo envio de maconha e outras drogas vindas do Paraguai para as favelas da cidade de São Paulo.
Cerca de 40 policiais saíram às ruas na madrugada para cumprir nove mandados de prisão e 19 de busca e apreensão simultaneamente em Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Porto Mendes. "A operação terminou pela manhã e dois estão foragidos", disse o delegado Macorin. De acordo com ele, o grupo vem sendo investigado há seis meses. Nesse período, a polícia prendeu as oito pessoas acusadas de pertencerem ao grupo criminoso. "Esses prisões tiveram início nos dias anteriores da operação em flagrantes isolados", afirmou.
A Operação Chá Verde, uma referência ao apelido da maconha dado pelo bando, também teve desdobramento em Foz do Iguaçu, Corbélia, Cruzeiro do Oeste e Formosa do Oeste, onde a quadrilha tinha "células", responsáveis pelo transporte de drogas até São Paulo. O grupo teria movimentado cerca de R$ 100 mil em seis meses.