Os policiais militares Altenes Pinheiro e Adriano Fronza, presos ontem pela manhã por furto, não são os únicos membros da corporação a cometer crimes. Se eles forem excluídos da PM, como prevê o secretário de estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a Polícia Militar vai chegar à marca de 29 expulsões neste ano. Os dados foram repassados pela assessoria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Desde 2003, 138 policiais militares foram excluídos da corporação, segundo a Sesp "para servir como exemplo". Nos últimos três anos foram aplicadas 3.917 punições, incluindo impedimentos disciplinares, repreensões, detenções e até prisões. De janeiro a agosto deste ano foram abertos 405 inquéritos policiais militares (que envolvem suspeitas de crimes), 151 sindicâncias (que são abertas mediante denúncia), 32 conselhos de disciplina (que podem definir a expulsão dos policiais) e dois conselhos de justificação (destinados a oficiais).
Na Polícia Civil, a Sesp já colocou 143 policiais na cadeia entre janeiro de 2003 e julho deste ano. Outros 50 policiais foram demitidos, 62 estão em processo de exclusão e outros ainda estão sendo investigados, de acordo com a Sesp. De janeiro a julho deste ano, 37 policiais civis foram presos, entre eles os envolvidos em uma rede de extorsão a supostos pedófilos.
Para o secretário Luiz Fernando Delazari, os números mostram que o governo tem combatido a corrupção policial. "Não há dúvidas de que o trabalho é de limpeza", disse ele. "A corrupção policial é a mais odiosa que existe. O policial ganha farda, viatura e arma e tem acesso livre a logradouros públicos. Ele não pode usar essas prerrogativas para atividades criminosas." (JML)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião