O chanceler espanhol José Manuel García-Margallo afirmou que há uma "decisão política" para que o problema de brasileiros barrados na entrada na Espanha e de espanhóis barrados aqui seja resolvido "de forma imediata".

CARREGANDO :)

"É um compromisso, não é uma promessa. Nossas equipes vão trabalhar, desde já, para que essas dificuldades que afetam as pessoas sejam resolvidas de forma imediata. Acredito que, no momento em que voltarmos com o rei [Juan Carlos, cuja visita pode ocorrer em junho], estará solucionado ou em vias de ser", disse o chanceler hoje, após encontro com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores).

Uma reunião operacional entre os dois países está marcada para o dia 4 de junho, em Madri. É a segunda rodada de conversas após a decisão brasileira de aumentar as exigências para o ingresso de espanhóis no país, adotando critérios semelhantes aos da Espanha.

Publicidade

Patriota afirmou que "não se justifica a persistência" da atual situação, que preocupa o Itamaraty, e que espera tratamento semelhante ao oferecido por outros países a brasileiros, e pela Espanha a outras nacionalidades.

"Brasileiros que viajam para outros países que participam desse regime [Schengen] não encontram as dificuldades que encontram na Espanha (...) Há outros países latino americanos em que seus nacionais viajam frequentemente para a Espanha e que não têm enfrentado o mesmo problema. Então, queremos que haja um tratamento condizente com a amizade, cooperação e relação estratégica entre os dois países", afirmou o ministro brasileiro.