Atualizado em 17/10/2006 às 16h56
Durante a tarde desta quarta-feira, a Receita Federal anunciou que o problema que prejudicou o atendimento ao público nos últimos dois dias foi finalmente resolvido. Uma falha na transmissão de dados entre a Delegacia de Curitiba e a base de dados da RF em São Paulo foi a causadora de todo o transtorno. O atendimento foi precário desde as 9h de terça-feira até o fim do expediente desta quarta, às 15h.
O delegado substituto da RF em Curitiba, Eduardo José Albuquerque, afirmou que a Embratel já conseguiu identificar a falha. "Desde ontem tínhamos um problema de comunicação entre a delegacia de Curitiba e o Serpro-SP, que é a base dos dados da Receita. A Embratel trabalhou nisso e por volta das 13h de hoje (quarta) o problema foi solucionado e o sistema voltou ao normal".
Os serviços que foram totalmente prejudicados foram os de emissão de Certidão Negativa, listagens de pendências fiscais, retificação de Darf (guia de pagamento) e pedido de cópia de declaração de imposto de renda. "Para emitir essa certidão negativa, por exemplo, precisamos acessar os dados armazenados dos contribuintes e não estávamos conseguindo fazer isso".
Cerca de mil pessoas deixaram de ser atendidas pela RF em Curitiba e região Metropolitana. O delegado Eduardo Albuquerque aconselha que os contribuintes evitem ir até a delegacia nesta quinta-feira. "Como ficamos dois dias sem atendimento, teremos um volume muito grande de pessoas procurando os serviços da Receita. É melhor deixar para ir na sexta-feira"
De acordo com o funcionário da RF, cerca de 90% do atendimento ficou prejudicado durante os dois dias de paralisação no sistema. Confira como foi o problema na terça-feira