Os moradores de quatro cidades do Norte do estado sofreram com a falta de água nesta quinta-feira (14). Um problema técnico da Sanepar, no reservatório Bandeirantes, logo pela manhã afetou o abastecimento de três bairros de Cambé e outros 70 de Londrina.
Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, aconteceu um problema elétrico numa das bombas do reservatório. Pela manhã, os moradores das duas cidades ficaram sem água. O problema foi solucionado durante o dia e o abastecimento voltou ao normal.
Problemas ambientais
Nas cidades de Rolândia e Arapongas a falta de água foi causada por problemas ambientais, nos rios que abastecem os municípios. Cerca de 130 mil pessoas foram afetadas nas duas cidades. Os problemas foram detectados logo pela manhã.
Em Rolândia, às 8h30, foi encontrada uma mancha de óleo na primeira estação de captação da Sanepar no Ribeirão Ema. Técnicos da companhia de abastecimento foram investigar e descobriram que uma caminhonete havia caído em uma ponte, próxima ao local.
Foi feita uma barragem no ribeirão e o fornecimento de água tratada foi suspenso. Como os reservatórios estavam cheios, somente no início da tarde começou a faltar água. O reservatório voltou a funcionar às 15 horas, mas a previsão da Sanepar é que somente na manhã de sexta-feira (15) o sistema esteja 100% normalizado. Todos os 40 mil habitantes da cidade sofreram, em algum momento desta quinta-feira, com a falta de água.
Cheiro forte
O fornecimento de água em Arapongas também foi cortado durante a manhã desta quinta-feira. Foi sentido um cheiro forte na água do Ribeirão Apertados, que abastece a cidade. A Sanepar solicitou vistorias da Defesa Civil e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para fazerem análises da água.
Os primeiros resultados descartaram a presença de agrotóxicos ou de algas na água. A suspeita é que o cheiro tenha sido em razão da forte vazão do rio, após as chuvas que caíram na região. O fornecimento de água foi restabelecido às 18 horas. Durante a tarde, caminhões-pipa da Sanepar foram colocados à disposição dos 90 mil moradores de Arapongas. A previsão é que pela manhã de sexta-feira (15) todo o sistema de fornecimento de água da cidade esteja regularizado, com a água chegando em todas as torneiras.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora