A emoção marcou a procissão de Nossa Senhora do Rocio, realizada ontem à tarde em Paranaguá. Cerca de 500 ônibus de excursão chegaram à cidade, vindos de todo o estado. Segundo cálculo da diocese, cerca de 40 mil romeiros participaram da celebração. Muitas famílias levaram crianças caracterizadas de anjos e os fiéis cantaram hinos homenageando a santa. As milhares de pessoas formavam um verdadeiro tapete humano. Muitos acompanharam a romaria ajoelhados, pagando promessas e agradecendo por milagres recebidos.

CARREGANDO :)

A procissão estava marcada para as 16 h, mas ao meio-dia centenas de visitantes vindos de diversas regiões do estado já estavam circulando pelo santuário. O bispo dom João Alves dos Santos, o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Parron, e missionários foram à frente da romaria. Pelo caminho, muitos católicos choravam de alegria e ovacionavam a imagem da santa. Para o bispo dom João, que pela primeira vez participa da festa, "a procissão é a maior celebração e demonstração da religiosidade dos católicos do Paraná".

A católica e devota Durvalina do Carmo, 80 anos, participa da procissão há 60 anos. Emocionada, ela rezava de pés no chão. "Sempre pedi a Nossa Senhora do Rocio para ajudar minha família e ela nunca se negou. Venho descalça para louvá-la."

Publicidade

Encontro

A romaria fez uma parada para o tradicional encontro entre as imagens de Nossa Senhora do Rocio e a Padroeira do Paraguai, Nossa Senhora de Caacupé, com a participação da comunidade paraguaia da cidade.

Pela manhã, o bispo Fernando Fernandes, da diocese paulista de Santo Amaro, rezou a missa campal. O ponto alto da celebração foi o anúncio da inclusão da Festa de Nossa Senhora do Rocio no calendário oficial do Ministério do Turismo. "É a primeira vez que o ministério inclui uma festa religiosa no calendário, portanto, o Santuário será exclusivo em todo o país", comunicou o padre Parron.

À noite, foi realizado o show da dupla Rio Negro e Solimões. A diocese de Paranaguá calcula que ao longo do dia cerca de 100 mil pessoas acompanharam a programação da Festa do Rocio, que atraiu aproximadamente 300 mil turistas desde o dia 4.