No ano passado, católicos montaram um tapete de 1.670 metros para a solenidade de Corpus Christi no Centro de Curitiba| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Programação

A festa de Corpus Christi vai ocorrer em 25 paróquias de Curitiba:

- Catedral Basílica

A programação inicia às 14h30 com show do padre Reginaldo Manzotti. Em seguida, às 15h30, ocorre a missa presidida pelo arcebispo dom Moacyr Vitti. Uma hora depois começa a procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. A catedral fica na Rua Barão do Cerro Azul, 31, no Centro.

- Paróquia do Santíssimo Sacramento

Missa presidida por dom Moacyr Vitti às 10 horas, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento e almoço festivo. A paróquia fica na Rua Leôncio Correia, 381, no Água Verde.

- Santuário Nossa Senhora do Carmo (Boqueirão)

Missa solene às 9h30 e procissão às 10h30. O santuário fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.520, no Boqueirão.

- Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Centro)

Missa solene ao meio-dia. A igreja fica na Praça Senador Correia, 128, no Centro.

- Paróquia São João Batista

Missa e procissão às 10 horas e à noite. A paróquia fica na Rua Guilherme Ihlenfeldt, 1040, no Tingui.

CARREGANDO :)

Feriado

Movimento intenso nas estradas

O movimento na BR-277 em direção as praias paranaenses deve ser o dobro do normal hoje. A estimativa da concessionária Ecovia, que administra o trecho, é que 10 mil veículos desçam a Serra do Mar. Normalmente, o total de carros que passam pela rodovia não ultrapassa 5 mil por dia. O maior fluxo é esperado para o período da manhã, entre 8 horas e meio-dia. Quem vai passar o feriado em Santa Catarina também vai encontrar estradas movimentadas, fluxo 20% maior na BR-376 e 10% na BR-116. O tráfego entre as 10 horas e meio-dia deve ficar intenso. A orientação da Polícia Rodoviária Federal é que os motoristas evitem os horários de pico. Os motoristas devem ficar atentos à chuva e à neblina, principalmente nos trechos de serra.

Tempo

O feriado de Corpus Christi será de tempo abafado em praticamente todo estado, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. Podem ocorrer pancadas de chuvas nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul. Nas demais localidades as temperaturas permanecem elevadas, com sol ao longo do dia e nebulosidade variável. No litoral, a máxima será de 26°C e a mínima de 17°C.

Confira o que abre e fecha durante o feriado
Publicidade

Cerca de 150 mil pessoas devem participar da principal procissão de Corpus Christi organizada pela Arquidiocese de Curitiba, hoje, no centro da capital. O tema da celebração é o mesmo da Campanha da Fraternidade deste ano: "A Fraternidade e a vida no Planeta". A programação tem início às 14h30, na Praça Tiradentes, com animação do padre Reginaldo Manzotti e em seguida, às 15 horas, será celebrada a santa missa presidida pelo arcebispo Moacyr José Vitti.A procissão pelo tradicional tapete montado com flores, serragem, grãos e pó de café está marcada para as 16h30. Os fiéis vão percorrer 1.670 metros pela Rua Barão do Serro Azul e Ave­­nida Cândido de Abreu em direção ao Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu.

Por causa da procissão, o trânsito da região vai sofrer bloqueios parciais, das 6 horas às 18 horas na Barão do Serro Azul e na Cândido de Abreu. Das 16 horas às 20 horas, também haverá pequenas alterações nos percursos de linhas de ônibus que percorrem as ruas da região.

Interior

Milhares de católicos são aguardados na festa de Corpus Christi, em Londrina, no Norte do estado. Na celebração, os cristãos relembram a presença de Cristo e retomam celebração da quinta-feira santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia (o corpo e o sangue de Cristo). A novidade deste ano é a realização de uma missa campal na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, às 16 horas. A cerimônia será comandada pelo arcebispo dom Orlando Brandes.

Já a tradicional celebração na Catedral de Londrina está agendada para as 10 horas. A missa terá a presença de dom Albano Cavallin e será celebrada pelo arcebispo. Após a celebração, será realizada uma procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do entorno da igreja. Este é o único dia em que a hóstia consagrada sai em procissão pelas ruas.

Publicidade

Em Maringá, no Noroeste do Paraná, a Catedral Nossa Senhora da Glória celebrará o dia de Corpus Christi com missas, o tradicional tapete de imagens e uma campanha para arrecadação de cobertores. O primeiro evento será a Oração da Manhã seguida de benção às 7 horas, presidido pelo arcebispo dom Anuar Battisti. Na sequência, várias pessoas participarão da confecção de 250 quadros que vão compor o tapete do lado de fora da catedral. A partir das 15 horas, o arcebispo realizará missa para celebração da data. Durante todo o dia, a catedral receberá doações de cobertores para a Promoção Humana da paróquia. No ano passado, mais de 500 unidades foram recolhidos.

História

A festa de Corpus Christi é uma tradição da Igreja Católica iniciada pelo Papa Urbano IV no ano de 1264, mas só no século seguinte tornou-se popular entre os católicos por meio do Papa Clemente V, entre 1311 e 1312. Os tapetes enfeitados remetem a entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, quando os fiéis colocaram os mantos na rua para que Cristo passasse sobre eles.