Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religiosidade

Procissão reúne 5 mil fiéis nas ruas

Multidão percorreu as ruas do centro da capital com destino à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Multidão percorreu as ruas do centro da capital com destino à Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)
Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde foi finalizada a Procissão do Senhor Morto |

1 de 2

Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, onde foi finalizada a Procissão do Senhor Morto

 |

2 de 2

O bom tempo colaborou e milhares de pessoas foram às ruas de Curitiba na tarde de ontem participar da Procissão do Senhor Morto, principal evento organizado pela Igreja Católica na Sexta-Feira Santa. Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), cerca de 5 mil pessoas acompanharam a procissão, que percorreu as vias do centro de Curitiba e terminou na Praça Tiradentes, em frente da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Os grupos de fiéis saíram das igrejas do Perpétuo Socorro, Bom Jesus e Nossa Senhora de Guadalupe e se encontraram no cruzamento da Avenida Marechal Floriano com a Marechal Deodoro, no centro da cidade. Durante todo o trajeto, os participantes entoaram cantos religiosos e fizeram orações. "É um momento de reflexão, de pensarmos no que Jesus Cristo fez por nós", disse a costureira Lúcia Regina da Conceição, que todos os anos participa da celebração.

Reflexão

Após a procissão, o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, falou aos fiéis e manifestou sua preocupação com o crescimento da violência. "Muitas vezes ela [a violência] é motivada pela bebida e pelas drogas, que estão destruindo vidas inocentes de jovens e adolescentes. Precisamos enterrar essa violência, restaurar a beleza e a grandeza das famílias. Tudo isso é consequên­­cia da falta de amor e de solidariedade em nossa sociedade", frisou.

Páscoa polonesa

Realiza-se hoje, a partir das 11 horas, a festa de comemoração da Páscoa da comunidade polonesa em Curitiba. O evento será no Bosque João Paulo II, que fica na Rua Mateus Leme, no bairro São Lourenço. Durante todo o dia, barraquinhas vão oferecer produtos típicos poloneses, haverá apresentação de grupos folclóricos e exposição de pisankis, os ovos pintados com diferentes técnicas. Às 17 horas será realizada a bênção dos alimentos.

Vinte mil vão à Pedreira ver Paixão de Cristo

Cerca de 20 mil pessoas lotaram a Pedreira Paulo Leminski na noite de ontem para acompanhar o tradicional espetáculo "Paixão de Cristo", espetáculo encenado pelo Grupo Lanteri. Realizada pelo 34º ano ininterrupto, a encenação lembra a vida e a morte de Jesus Cristo. Neste ano o grupo estendeu suas apresentações, e irá promover mais dois espetáculos durante este fim de semana. Hoje será encenada a peça teatral O Cordeiro Pascal e amanhã será a vez do musical "Sinfonia Pela Paz". Os dois espetáculos também ocorremna Pedreira, às 19 horas, com entrada franca. Haverá transporte gratuito saindo da Praça Tiradentes a partir das 17 horas.

Cracolândia tem encenação da Via Sacra

Folhapress

A Pastoral do Povo de Rua de São Paulo encenou a Via Sacra – representação das últimas horas de Jesus Cristo– na região da cracolândia, no centro, na manhã de ontem. Nos últimos anos, a encenação acontecia nas ruas do entorno da Catedral da Sé, também no centro. Neste ano, porém, a pastoral resolver usar as ruas da região conhecida pelos usuários de crack em protesto contra a operação policial do começo do ano.

Fieis e pessoas vestidas com roupas da época de Cristo saíram da Praça Princesa Isabel por volta das 9 h, encenaram as 15 estações da Via Sacra, e encerraram a representação às 11h, em frente da sala São Paulo. O padre Julio Lancelotti, coordenador da pastoral, participou da representação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.