Os funcionários da catedral de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais prepararam 400 velas, achando que o frio e o feriadão espantariam as pessoas no dia da padroeira de Curitiba, mas o acessório acabou faltando. A igreja esteve lotada na noite de ontem para a última missa, celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr Vitti. "O povo tem um amor muito grande por Nossa Senhora e muitos deixam de viajar para estar aqui", disse o arcebispo, depois da procissão luminosa, que percorreu ruas centrais de Curitiba.
Na homilia, dom Moacyr lembrou a comparação bíblica que associa a Virgem à aurora. "Assim como a aurora traz depois o sol, Maria traz Jesus, a luz do mundo", disse, ressaltando que a data de ontem é comemorada em toda a Igreja Católica como a festa da natividade de Nossa Senhora.
Com a tradicional fita azul dos congregados marianos, Pedro Martins, 73 anos, disse participar da procissão há quatro décadas. "É uma alegria ainda estar firme e com coragem", disse. O deputado estadual Rafael Greca comentou a identidade curitibana presente na festa. "A devoção à Senhora da Luz é anterior até à fundação da cidade", afirmou.
Este ano, pela primeira vez, a tradicional imagem de Nossa Senhora que fica no altar da catedral não foi usada na procissão. "Esta é uma imagem histórica, do século 18, e não queremos que ela corra risco", justificou o cônego Pedro Wilson, pároco da catedral. Greca lamentou a troca. "Em todos esses anos nunca aconteceu nada à Virgem", argumentou. A imagem usada pertence a dom Moacyr foi um presente dado a ele em 2002 quando deixou a capital, onde era bispo auxiliar, para ser bispo de Piracicaba (SP). "Ela quis que os dois voltássemos para Curitiba", afirmou.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião