Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Procon encontra diferença de 128% no preço do pão

O curitibano está pagando entre R$ 3,00 e R$ 6,85 pelo quilo do pão francês, uma variação de 128,3%. Os dados são de uma pesquisa divulgada pelo Procon-PR, que consultou 25 panificadoras diferentes na capital paranaense, entre os dias 27 e 31 de outubro. O levantamento foi feito em cinco regiões da cidade, inclusive no centro, e o menor preço encontrado estava nos bairros Pinheirinho, CIC e Novo Mundo, enquanto o maior estava no Bigorrilho.

Para a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, a pesquisa é útil para o consumidor, "que está reclamando do aumento no preço do pãozinho desde o último dia 20, quando o produto passou a ser vendido por quilo e não mais por unidade." Ivanira acha que a venda por peso é mais justa e que os preços devem se estabilizar nos próximos dias, com a livre concorrência e promoções. "O consumidor está pagando pelo que compra. O aumento não deveria ocorrer, mas é possível que algumas padarias vendessem o pãozinho com peso menor", fala. A coordenadora do Procon-PR lembra que agora o pão francês pode ter qualquer peso, e não os 50 gramas mínimos da regra anterior.

A pesquisa sobre o preço do pão também verificou o número de balanças nas padarias visitadas, em virtude de o Procon-PR ter recebido reclamações de que surgiram filas com a compra por peso. Do total de 25 estabelecimentos, 15 (ou 60%) possuem somente uma balança para atender o cliente. Nas outras padarias foram encontradas entre duas e sete balanças.

O levantamento de preços está disponível no site do Procon. O órgão informa, no entanto, que os preços podem sofrer alteração. O consumidor que tiver problemas com a venda do pão por quilo pode reclamar para o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) – que faz a fiscalização no estado – pelo telefone 0800-645-0102.

A venda do pão francês por quilo foi determinada pela Portaria 146 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A portaria determina ainda que as panificadoras informem o preço em local bem visível e próximo ao balcão de venda e com letras com altura mínima de 5 centímetros. Além disso, os estabelecimentos devem ter balanças com divisão de, no mínimo, cinco gramas.

Serviço: pesquisa sobre o preço do pão francês em Curitiba, no site www.pr.gov.br/proconpr, no link "mais pesquisas".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.