Os shoppings e hipermercados de Curitiba e região metropolitana serão fiscalizados pelo Procon-PR, órgão de defesa do consumidor no estado, para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo a lei estadual 15.333/2006que limita a cobrança de taxas de estacionamento. A vistoria será ainda esta semana, entre sexta-feira e sábado, segundo informações da Agência Estadual de Notícias.
A lei está em vigor desde o começo deste mês. Agora, quem deixar o carro por até 20 minutos no estacionamento ou ficar até duas horas no local e gastar o equivalente a pelo menos dez vezes o valor da taxa, ficará isento da tarifa. Segundo o Procon-PR, os shoppings e hipermercados são obrigados a afixar cartazes com o conteúdo da lei, com destaque para o artigo que especifica tal isenção.
O estabelecimento que não cumprir a lei estará sujeito a multas, no ato da fiscalização, que variam de 300 a 3 milhões de Unidades Fiscais de Referência (Ufirs), o que corresponde de R$ 509,76 a R$ 5.097.000,00. "A empresa, por sua vez, tem o prazo de dez dias para recorrer", explica a advogada do Procon-PR, Cila Mendes dos Santos.
Os consumidores também podem denunciar os estabelecimentos pelo telefone 0800-411512 ou procurar o órgão pessoalmente, na Alameda Cabral esquina com a Rua Cruz Machado, no Centro de Curitiba. "Se por acaso a pessoa teve que pagar o estacionamento, é só trazer o comprovante, para que seja o providenciado o ressarcimento, por parte da empresa", complementa Cila dos Santos.
Informações ao consumidor pelo site www.pr.gov.br/proconpr.
Interatividade:
Você concorda com a lei que prevê que os consumidores sejam dispensados da cobrança por um tempo máximo de duas horas, desde que tenham consumido dentro do estabelecimento? Participe da enquete
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião