O Procon do Paraná lançou ontem uma ferramenta online que permite acesso às informações atualizadas de reclamações registradas por consumidores no órgão, de 2013 para cá. A iniciativa é da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) e da Celepar. O objetivo do sistema, o Business Intelligence (BI), é dar ao cidadão respaldo para contratação de serviços, além de estimular a competitividade sadia entre as empresas.
A coordenadora do Procon-PR, Claudia Francisca Silvano, explica que o sistema é alimentado pelas informações protocoladas por consumidores junto ao Procon estadual, pessoalmente ou via telefone. As reclamações registradas diretamente nos Procons dos municípios só devem alimentar a ferramenta numa segunda etapa. "Antes, isso era acessado de forma muito difícil, tinha de entrar no sistema, pesquisar. Agora, a interface do BI te permite acessar os dados de forma facilitada, compreensível."
A secretária Maria Tereza Uille Gomes, da Seju, reforça que, pela ferramenta, qualquer consumidor pode acessar todas as informações de reclamações e resoluções de problemas, relacionadas a determinada empresa. "Isso é importante para o consumidor conhecer a realidade das prestadoras de serviço, o percentual de resolutividade dos conflitos. Muitas das empresas diminuíram reclamações, em razão das audiências de conciliação."
Nos últimos dois anos, o Procon estadual registrou quase 180 mil atendimentos. No topo do ranking, aparecem planos funerários, telefônicas e instituições bancárias.
Para ver os dados, basta acessar: http://www.procon.pr.gov.br/modules/consultas_externas/index.php?cod=1.