Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Procura aumenta em lojas

As lojas infantis já percebem um aumento na procura pelos equipamentos de segurança de veículos para crianças que serão obrigatórios em junho. Em alguns casos, o interesse cresceu até 20%, como conta Newton Vilela Júnior, dono do brechó Treco do Bebê, em Curitiba. De acordo com ele, os pais chegam sempre com muitas dúvidas em relação a qual acessório usar. "Muitas vezes eles não sabem o perigo que representa não usar a cadeirinha", afirma.

Diego Oliveira dos Santos, responsável pelo setor de venda de cadeirinhas da loja Xiquita, precisou se informar para poder responder aos questionamentos dos pais. Ele diz que a tarefa não é fácil, porque muitas vezes os pais acabam querendo levar uma cadeira maior, que não é adequada para o filho ainda, só para não ter que trocar o equipamento no futuro.

Até os sete anos e meio, a criança vai precisar de três assentos diferentes. De acordo com a coordenadora de Educação e Mobilidade da Urbs, Maura Moro, é importante que os pais só comprem cadeirinhas certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no caso dos modelos nacionais. No caso dos produtos importados é sempre importante exigir o certificado na hora da compra.

Além da certificação, a ONG Criança Segura lembra também que é importante que os acessórios sejam apropriados ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao veículo. "Para que o equipamento seja eficiente é preciso que seja instalado de acordo com as instruções do manual", explica a coordenadora Maura. A utilização incorreta também é passível de multa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.