Pessoas antecipam retirada da carteira de habilitação para evitar novas exigências
- RPC TV
Com a resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito, as exigências para conseguir tirar uma carteira nacional de habilitação (CNH) vão aumentar. A partir de 1.° de janeiro de 2009 entram em vigor novas regras e, com isso, a procura de pessoas por auto-escolas tem aumentado.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os candidatos a motorista deverão ter 65 horas de aulas teóricas e práticas, hoje são exigidas 45. O custo também vai aumentar. Atualmente, os futuros motoristas pagam cerca de R$ 500 pela CNH, no ano que vem, esse valor vai chegar a R$ 750.
Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, um centro de formação de condutores apresentou um aumento de 20% de alunos, após o anúncio das novas regras para retirar a carteira. Foi necessário comprar mais dois carros, além de contratar dois instrutores para evitar filas de espera.
No Departamento de Trânsito (Detran) da cidade, a procura também cresceu. O mês de agosto chegou a registrar mil exames, já em setembro, até o momento, foram agendados 1.550 testes. É tanta gente para ser atendida que o Detran acrescentou mais um dia de trabalho. Antes, o atendimento era de segunda a sexta-feira. Agora, até dezembro, os atendimentos serão feitos também aos sábados, garantindo um maior número de testes.
Em entrevista ao ParanáTV da RPC TV, o balconista, Leandro Hilgemberg, afirmou que está antecipando seus testes, pois ano que vem, para retirar a carteira vai ficar mais caro e difícil.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião