A três dias do Réveillon, 95% dos 28 mil quartos de pousadas e hotéis da cidade estão reservados para o período entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ). A taxa - que deve aumentar até a virada do ano - é superior ao que foi registrado em 31 de dezembro de 2008, quando a lotação estava em 94,2%.
A entidade calcula que 40% das reservas tenham sido feitas por estrangeiros, o que representa o dobro de turistas internacionais em relação ao Réveillon do ano passado.
A Riotur, empresa municipal de Turismo, prevê que 621 mil estrangeiros viagem para a cidade para a festa de fim de ano - no Réveillon passado, o número de visitantes internacionais foi de 612 mil.
Organização
A prefeitura promete fazer deste o Réveillon do "choque de ordem". A Guarda Municipal e equipes de fiscalização montarão 34 barreiras para evitar que ambulantes cheguem à orla de Copacabana. Mil e duzentos guardas serão mobilizados. A intenção é impedir que churrasqueiras, botijões e copos e garrafas de vidro cheguem ao trecho da orla entre o Leme e o Posto 6. Somente 200 ambulantes foram cadastrados e poderão trabalhar na Avenida Atlântica.
As interdições na via começarão às 7 horas do dia 31 e terminam às 20 horas do dia seguinte - nem mesmo moradores poderão trafegar depois das 18 horas. A prefeitura recomenda que quem quiser passar o Réveillon na praia dê preferência ao transporte público (ônibus, táxi e metrô). Vinte e cinco reboques vão reprimir o estacionamento irregular. Os veículos serão levados para o 23º Batalhão (Leblon) e só serão liberados no dia seguinte.
Comemoração
Esse ano, a festa de fogos será comandada pelo americano Scott Givens. O sistema de som terá 39 torres de alta qualidade para que o público acompanhe a trilha sonora simultânea aos fogos de artifício. A população também foi convidada a levar isqueiros, celulares e lanternas para iluminar também as areias de Copacabana. Nos palcos, atrações como Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Bangalafumenga, Maria Gadú, Ed Motta, Roberta Sá, entre outros.