Procurador de justiça Orivaldo Spagnol foi morto dentro da casa de sua chácara, em Campina Grande do Sul| Foto: Aniele Nascimento/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

O procurador de justiça aposentado, Orivaldo Spagnol, de 72 anos, foi morto a tiros, na madrugada desta sexta-feira (5), em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O crime ocorreu por volta das 4 horas, na chácara que pertencia à vítima. A principal hipótese levantada pela polícia é que o caso se trate de latrocínio (roubo seguido de morte).

CARREGANDO :)

Spagnol foi atingido por dois disparos e morreu dentro da casa-sede da chácara, localizada no bairro Jaguatirica, próximo à BR-116. Segundo a polícia, não há testemunhas e não é possível apontar quantas pessoas participaram do crime. O caseiro da propriedade, que mora em uma residência a 300 metros da casa central, disse em depoimento que ouviu os disparos e acionou a Polícia Militar (PM). Somente depois da chegada dos policiais, ele teria ido ao local e visto o patrão morto.

O procurador aposentado morava com a família no bairro Santa Cândida, em Curitiba, e mantinha a chácara como hobby. Investigadores da delegacia de Campina Grande do Sul apuraram que Spagol faria, nesta sexta-feira, o pagamento do caseiro e de outros dois funcionários, e que, por isso, passava a noite na propriedade. O dinheiro não foi encontrado e a polícia acredita que os valores tenham sido roubados.

Publicidade

Familiares contaram à polícia que os salários dos trabalhadores da chácara eram pagos sempre em espécie e que Spagol fazia pessoalmente o pagamento. Os policiais acreditam que os autores do crime sabiam da rotina da vítima e tinham informação de que ele passaria a noite na propriedade e de que faria o pagamento dos funcionários.

Orivaldo Spagol se aposentou há 18 anos. Ele ingressou no Ministério Público do Paraná (MP-PR) em novembro de 1969, como promotor substituto da cidade de Nova Esperança, no Norte do Estado. Spagol também atuou nas comarcas de Colorado (em 1970), Cerro Azul (1976) e Cianorte (1977).

Após ser promovido, em 1981, ele foi destacado para trabalhar nas varas criminais de Curitiba. Em 1990, Spagol chegou ao posto de procurador de justiça, atuando junto às Câmaras Criminais.