Eles parecem estar em toda parte nesta época do ano, mas na verdade os Papais Noéis estão em falta. Pelo menos é o que atesta Carmen Regina Arrata, sócia-gerente da VCT & Cia., agência de promoções especializada na contratação do personagem para festas, residências, supermercados e shoppings como o Mueller, com quem tem contrato há sete anos.

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"Temos muita procura para residências e eventos, e às vezes não conseguimos dar conta", explica. "Neste exato momento, estou com três pedidos, que eu não consigo enviar por falta de Papai Noel." Ela diz ainda que poderia contratar imediatamente pelo menos cinco Noéis.

Não que faltem candidatos. "Vem muito homem aqui que acha que por ser meio barrigudo e mais velho pode trabalhar como Papai Noel", conta Carmen. "É um trabalho muito sério, porque além do tipo físico, da barba preferencialmente natural, ele tem que ter carisma, simpatia, paciência, disposição, precisa saber conversar com crianças e acreditar na magia do Natal. O ideal é que tenha ainda um certo nível cultural e seja até um pouco religioso."

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Segundo a empresária, o rigor na seleção provoca a escassez. "Damos preferência a quem já fez esse tipo de trabalho antes, verificamos suas condições de higiene, o cheiro, o hálito, e também temos uma preocupação com qualquer sinal de malícia, afinal as crianças vão sentar no colo dele", informa. "Já veio gente com cheiro de bebida, ou que não tinha a menor condição de encarnar o personagem."

Após a entrevista, eles passam por uma verdadeira investigação. "Procuramos pessoas que o conheçam sem que ele saiba, para ver como se comporta no dia-a-dia. Não podemos correr nenhum risco", diz Carmen. "E também lavamos a roupa no mínimo a cada dois dias, para que ele esteja sempre limpinho e cheirosinho."

A Promoplus Marketing Promocional, agência responsável pelo Papai Noel do Shopping Curitiba e da Spaipa, a fábrica da Coca-Cola na capital, confirma a grande demanda. "Os shoppings normalmente começam a pedir em outubro, e nesta época temos muita requisição", informa a sócia-gerente, Ana Paula Barbosa. "Este ano, só a Coca-Cola pediu dez Papais Noéis. Temos um casting do personagem, com pessoas que trabalham com isso há bastante tempo. Mas com certeza alguém com o perfil adequado conseguiria emprego fácil."

O salário compensa: um Papai Noel com barba natural chega a ganhar R$ 25 por hora na VCT. Trabalhando num turno de seis horas (o que é comum nos shoppings, que normalmente contratam dois personagens para 12 horas de funcionamento), o valor por dia chegaria a R$ 150. Dependendo da duração do contrato – no ParkShopping Barigüi, por exemplo, é de 55 dias – o Bom Velhinho pode embolsar até R$ 8 mil em menos de dois meses. Sem falar nos que aceitam trabalhar 12 horas por dia, como o do shopping Crystal Plaza. Na VCT, os Papais Noéis com barba artificial ganham em média metade do que os colegas de barba natural.

Para o Papai Noel do Shopping Mueller, o comerciante Luimar Narciso Staben, 58 anos, o salário é bom, mas o ganho maior é outro: "Espiritualmente eu me sinto muito bem quando visto a roupa de Papai Noel. É muito gratificante ver o brilho nos olhos das crianças".

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