Postos abandonados não trazem apenas risco de explosão. Segundo Carlos Itsuo Yamamoto, do Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os tanques podem vazar e contaminar o solo. "Eles podem sofrer fissuras e contaminar os lençóis freáticos, envenenando muita gente", afirma. "Também podem minar garagens de prédios vizinhos, que têm faíscas de lâmpadas e outros fatores de ignição, com o risco de causar uma explosão. O ideal seria esgotar todo o tanque e lavá-lo."
Em janeiro do ano passado, o vazamento em um posto desativado levou o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a lacrar o local. Havia cerca mil litros de álcool e 4 mil litros de gasolina armazenados em dois tanques. "Isso é um defeito no Brasil. Quando o posto fecha, o local é abandonado. Mas se trata de uma atividade perigosa, que deveria ser mais fiscalizada", afirma Yamamoto.
Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Maurício Hugolino Trevisan, especialista em produtos perigosos, muitos postos mantêm uma reserva de combustível durante o período em que procuram se adequar às normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), para, depois, ser mais fácil voltar a funcionar. "A ANP fecha muitos postos e impõe uma série de condições. Até acertarem a parte burocrática, os postos ficam com combustível reservado." Trevisan alerta que os reservatórios subterrâneos também devem ser observados, por oferecem mais risco de contaminação do solo. (JML)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora