Os produtos químicos (entre eles talco industrial, resina, verniz, tintas, tíner e vários tipos de solventes) que caíram no Rio Couro do Boi na manhã de quarta-feira (15), na BR 369, km 120, no Norte do Paraná, devem ser retirados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) até o final desta tarde. A previsão é do subtenente Saul de Lima Bremvink, que atendeu a ocorrência. O caminhão foi retirado do local no início da noite desta quarta-feira (15) pelo Corpo de Bombeiros.

CARREGANDO :)

Segundo o subtenente, foram colocadas 14 barreiras de contenção para evitar que os produtos químicos se dispersassem ao longo do Rio, inclusive na foz do Rio Tibagi, onde deságua o Couro do Boi. Por causa das barreiras de contenção, não há registro de contaminação no Rio Tibagi. Conforme Bremvink, o IAP e a Defesa civil interditam o Rio até a retirada dos materiais, já que o Couro do Boi é utilizado por pescadores da região e agricultores para irrigação.

De acordo com informações do IAP, os técnicos do instituto percorreram as propriedades da região orientando os moradores a não consumir a água do rio nos próximos dias. O laudo que indicará o tamanho do impacto ambiental no Couro do Boi deverá ser concluído em 10 dias.

Publicidade