Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ensino superior

Professores da UFRJ iniciam paralisação de 24 horas

Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciaram uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (14). Está prevista para 14h uma nova assembleia da categoria. Em seguida, os professores realizam ato na Cinelândia, centro do Rio, marcado para 16h. A falta de pagamento a funcionários já havia provocado o fechamentos de unidades de ensino.

Em nota, a Associação dos Docentes da UFRJ cita a “gravidade da conjuntura” e explica os motivos da paralisação, aprovada em assembleia no último dia 8.

“Há motivos de sobra para o engajamento: Medidas Provisórias 664 e 665, que restringem direitos trabalhistas e previdenciários; Supremo Tribunal Federal liberando a atuação das organizações sociais na Saúde e na Educação; recebimento, em março, da última parcela da péssima lei (nº 12.772) das carreiras; e avanço da terceirização, entre outros motivos”, dizem os professores na nota.

“A crise da terceirização, que já adiou o início do primeiro período letivo deste ano, parece ter voltado com força à universidade. Foram vários os relatos de unidades com poucos funcionários de limpeza. Já se sabe, por exemplo, que o prédio da Faculdade Nacional de Direito estará fechado, por falta de pagamento dos funcionários terceirizados. Serão suspensas todas as atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão, de graduação e de pós-graduação até que a situação seja regularizada.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.