Após um sábado inteiro de reunião, o comando de greve dos professores estaduais resolveu convocar uma assembleia para esta terça-feira, 29 de abril. Caso o governo do estado apresente uma nova proposta de melhorias à categoria nos próximos dias, uma votação sobre o fim da greve deve ser realizada neste mesmo dia. Caso não sejam ofertadas novas propostas, a assembleia deverá decidir os próximos passos do movimento. De qualquer maneira, nesta segunda-feira, a greve entra em seu quarto dia em todo o estado.
A assembleia de terça ocorrerá no mesmo dia de um ato público nacional, que deve trazer professores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a Curitiba. Só depois dessa manifestação é que deve ocorrer a assembleia.
Dentre as propostas feitas pelo governo estadual na última semana, está o pagamento de uma compensação financeira pelo tempo de hora-extra não realizado pelos professores. A categoria reivindica 33% de hora-atividade e hoje são 30%. O pagamento seria realizado de agosto a dezembro, com o compromisso da ampliação do tempo de hora-atividade a partir do início do próximo ano letivo.
O estado também propôs um novo calendário para quitar progressões e promoções pendentes de professores e funcionários da educação, de maio a fevereiro. O cronograma inicial era encerrar os pagamentos em dezembro. Segundo o sindicato da categoria (APP-Sindicato), o governo do Paraná deve R$ 100 milhões aos professores e funcionários. O atraso é de um ano e meio.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora