Os professores municipais de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, realizam nesta terça-feira (13) uma paralisação de um dia contra os baixos salários. O salário de início de carreira de um professor é de R$ 340,54. Os professores cobram um reajuste de 62% nos salários.
A cidade de Almirante Tamandaré possui 27 escolas urbanas, 17 rurais e 16 creches. Aproximadamente 800 professores e educadores trabalham no município. O protesto contra os baixos salários ocorreu na frente da prefeitura, na manhã desta terça-feira.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Romildo de Brito, essa manifestação é desprovida. "Nesta segunda-feira (12) tivemos uma reunião com o prefeito e todos os professores puderam esclarecer dúvidas e cobrar melhoramentos. Explicamos que com o novo plano de cargos e salários a situação vai mudar. A partir do dia 20 de fevereiro vamos receber do governo federal verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Entendemos que essa paralisação é precipitada, porque nem nós sabemos quanto vai ser repassado para o município", explicou em entrevista a Rádio CBN, o secretário Romildo de Brito.
A reunião com o prefeito começou às 18h e terminou por volta das 21h30. De acordo com o secretário a paralisação é pequena e atinge 10% do quadro de professores do município. Em Curitiba, os educadores que trabalham nas creches municipais também reivindicam melhores salários e entraram em greve.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora