Professores da rede estadual de ensino devem realizar uma manifestação na próxima terça-feira (9) em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba. A mobilização tem como objetivo principal cobrar do governo estadual o pagamento dos salários de professores contratados em regime temporário.
Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho, cerca de 2,9 mil profissionais temporários começaram a prestar serviços em 23 de setembro, mas, até esta quinta-feira (4), ainda não haviam recebido nenhum salário. A falta de tempo para programar o pagamento dos educadores teria ocasionado o problema. "Estamos indignados com a falta de pagamento. É uma situação inadmissível, pois ninguém pode ficar trabalhando sem receber. Todos precisam pagar suas contas", reclama Marlei.
O protesto, segundo ela, será uma forma de pressionar as autoridades para que os vencimentos sejam pagos no menor prazo possível. "Vamos receber representantes de todo o estado. Queremos que uma folha complementar seja paga na semana que vem", afirma a presidente do sindicato.
Os professores também vão reivindicar a nomeação de três mil professores e cinco mil funcionários de escolas na rede estadual, além do pagamento de promoções que estaria atrasado.
O sindicato ainda não soube informar se as aulas nas escolas estaduais ficarão prejudicadas na próxima semana.
Justificativa
O governo estadual admite que os professores temporários ainda não foram pagos desde que começaram a trabalhar. Em nota oficial, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed), alega que "o número de licenças concedidas pela secretaria - cerca de 6 mil especiais; 2,4 mil do Programa de Desenvolvimento Educacional e mais 714 entre aposentadorias e exonerações - extrapolou as previsões de afastamento". Isso teria motivado um "replanejamento orçamentário e financeiro que ocasionou a não inclusão na Folha de Pagamento dos profissionais contratados pelo Processo de Seleção Simplificado (PSS) para o mês de outubro".
A Seed ainda afirma que já solicitou uma avaliação ao Conselho Revisor para levantar possíveis soluções, entre elas o pagamento aos profissionais por meio de folha complementar.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora