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Educação pública

Professores pedem equiparação

Os professores das escolas estaduais paranaenses fazem hoje um dia de manifestação para lembrar os 20 anos do protesto reprimido pela polícia no Centro Cívico, em Curitiba. O Dia de Luto e Luta é organizado todos os anos para reivindicar melhorias para a categoria. A concentração será na Praça Santos Andrade, às 9 horas. Depois, os manifestantes seguirão em caminhada até o Centro Cívico.

Atualmente, a principal demanda da categoria é a equiparação salarial com os demais funcionários públicos estaduais. "Temos a mesma formação superior e uma remuneração muito mais baixa", afirma Isolde Benilde Andreata, que presidia o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) em 1988. Há dez dias a Assembléia Legislativa aprovou um reajuste de 10%, mas ainda seria necessário um aumento de 25,97% para eliminar a defasagem em relação aos demais funcionários de nível superior.

Neste ano, a APP-Sindicato também está defendendo a dobra do padrão. Atualmente, os professores que trabalham 20 horas e desejam ter uma jornada de 40 têm de fazer novo concurso. A entidade reivindica que o aumento de carga horária seja automático. O atual presidente do sindicato, José Lemos, afirma que este processo já ocorre em outros estados do Brasil. "Quando o docente tem de fazer um novo concurso é como se ele fosse dois profissionais para o governo e isso é prejudicial na hora de se aposentar", diz.

Outra demanda é a eqüidade entre a aposentadoria de professores, pedagogos e diretores. "Quando o diretor é eleito, os três anos que ela fica no mandato não contam para sua aposentadoria", explica Lemos. Ele afirma, no entanto, que o diretor continua a contribuir para a Paraná Previdência neste período e não recebe o dinheiro da contribuição de volta.

De acordo com o professor Arnaldo Vicente, que participa do Sindicato há mais de 20 anos, a melhoria nas condições de trabalho da categoria se deve justamente as manifestações. "Os avanços conquistados na Constituição Federal e nas demais legislações se devem à organização dos próprios professores", afirma.

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