• Carregando...

Os professores concursados e os que entraram pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) nas escolas estaduais querem negociar com o governo do estado para que não haja desconto do imposto de renda de uma única vez agora no fim do mês, quando recebem dois salários – o de março e o de fevereiro que ainda não foi pago. A Associação dos Profissionais de Educação do Paraná (APP – Sindicato) marcou uma reunião para a próxima quinta-feira com a Secretaria Estadual da Educação para tentar resolver o assunto.

O salário de fevereiro não foi pago na data certa devido a um problema burocrático que impediu o fechamento da folha a tempo. Como os dois valores serão pagos juntos, altera a faixa da alíquota do imposto de renda e o desconto fica maior, o que preocupa os professores. Eles querem que o governo pague em folha separada, para que o valor descontado seja o usual.

A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, disse que é improvável que a secretaria coloque os valores em folhas separadas. "Ela já deve estar rodada, por isso provavelmente virá junto mesmo. Toda vez que os pagamentos atrasam pedimos que o governo coloque em folha separada para reduzir o desconto, mas isso não acontece", explica.

O professor de Geografia Izaías Souza entrou pelo PSS e tem carga horária semanal de 40 horas. Em média, o desconto dele será entre R$ 500 e R$ 600, um valor que vai fazer muita falta para quem está há dois meses sem salário. "Minhas contas estão todas atrasadas, já que não recebemos no mês passado. Essa diferença de desconto ajuda a cobrir os juros da mensalidade da escola da minha filha, aluguel de casa e prestação do carro", diz o professor. Ele é casado e tem uma filha e o salário da sua esposa não cobre todas as despesas.

A assessoria da Secretaria de Educação informou que operacionalmente é complicado alterar a folha e fazer o pagamento separado. Cada uma teria que ser feita manualmente, o que não seria possível, pois levaria muito tempo. O pagamento dos dois meses será feito em uma única folha para todos os funcionários que entraram neste ano e entregaram sua documentação completa até o dia 19 de março. Caso algum professor não tenha levado ao núcleo da educação todos seus documentos até essa data, só receberá quando rodar a próxima folha, daqui a um mês.

* * * * *

Tire suas dúvidas sobre o IR no canal de imposto de renda da Gazeta do Povo Online

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]