Rio de Janeiro – O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, lançou na favela Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, o seu programa de governo para a educação. Entre as principais propostas está a ampliação para cinco horas de jornada escolar para as crianças.

CARREGANDO :)

"Nosso programa de educação é focado na educação básica, para a gente avançar no ensino infantil. Só 11% têm acesso à creche, na pré-escola. Minha meta é todas as escolas tenham no mínimo 5 horas/aula. Tem escola que não tem 3 horas/aula. E quem já tem, passar a 6 horas/aula."

Ele prometeu criar o programa "Ação Jovem", que dá uma bolsa para pessoas de 15 a 24 anos que abandonaram a escola voltarem a estudar.

Publicidade

Desafio

Alckmin disse concordar com o candidato do PDT à Presidência, Cristovam Buarque quanto ao fato de que a educação constitui "o desafio brasileiro". Para ele, "o grande gargalo está no ensino médio": "O aluno não pode terminar a 8ª série e deixar a escola"

O tucano disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "foge de debates" e "gosta de monólogos" e "comemora" o crescimento de 0,5% do PIB no segundo trimestre do ano. O candidato afirmou também que haverá segundo turno.

"Vamos chegar lá, no Nordeste e no Norte. E vai ter segundo turno, que é uma boa oportunidade para o Lula prestar contas à sociedade de tudo o que aconteceu nos últimos anos. Ele que foge de debates, só gosta de monólogos, vai poder esclarecer a sociedade. Quem ganha é o eleitor, numa comparação, nas propostas, na segurança para decidir o voto", declarou o presidenciável.