A Agência Nacional de Águas (ANA) propõe a implementação de um programa de recuperação de bacias hidrográficas na região do Sistema Cantareira, principal manancial responsável pelo abastecimento de São Paulo. O Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, foi reconhecido este ano como o melhor programa no mundo em gestão de recursos hídricos.
Executado em 29 municípios, o programa, que desenvolve ações de educação ambiental e preservação de matas ciliares, entre outras, está sendo replicado também em dois países e no Estado de Minas Gerais.
Segundo o presidente da ANA, Vicente Andreu, o contato para a aplicação do programa já foi feito com o governo do Estado de São Paulo. “Não precisamos buscar em outros países. Podemos implantar essa, que é brasileira mesmo. Estou muito otimista, a sinalização do secretário Benedito Braga (de Recursos Hídricos) foi muito boa”.
A Secretaria de Recursos Hídricos informou ao presidente da ANA que São Paulo é totalmente favorável a um grande programa republicano. Em nota, defende a participação dos governos e sociedade civil para preservação de mata ciliar no entorno dos reservatórios brasileiros.
A pasta acredita que a ação reduz a velocidade do assoreamento e protege a qualidade das águas.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora