O consumo de carnes de outros estados chega a 40% no Paraná, conforme o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná, o Sindicarne. O porcentual refere-se a carnes de primeira com inspeção federal, cujo consumo chega a 15 mil toneladas ao mês. No caso das carnes nobres, essa proporção passa de 80%, estima a entidade.
Os privilégios à carne trazida de outras regiões são evidentes, conforme o médico veterinário Cezar Amin Pasqualin, que tenta estruturar as cadeias produtivas de ovinos e caprinos pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater. As reuniões que estão ocorrendo entre produtores e donos de restaurantes mostram que há muito o que fazer pelos mercados regionais, relata. Ele sustenta que o consumidor sairá beneficiado. "O passeio encarece a carne."
Segundo Pasqualin, as qualidades dos produtos regionais não estão sendo bem aproveitadas nos restaurantes. Além disso, ainda é necessário melhorar o abate, a desossa e inclusive a embalagem, afirma.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Paraná, José Henrique Carlan, diz que os negócios serão ampliados à medida que os problemas do setor forem resolvidos. Ele aponta como prioridade a melhoria no abate de animais como ovelhas, cabras, coelhos e avestruzes.
Hoje muitos criadores dependem de instalações distantes ou acabam apelando a abatedouros de bovinos, suínos e aves, dependendo do tamanho do animal. "O Paraná produz carnes nobres até melhores do que as que estamos comprando, mas ainda é preciso ajustes", acrescenta Carlan.
O analista técnico-econômico do Sindicarne, Gustavo Fanaya, afirma que os investimentos podem transformar carne de suíno, bovino e ave em carne nobre. "Qualquer carne pode ser nobre, dependendo de como é produzida, de como chega ao supermercado ou ao restaurante, do conceito que tem, da embalagem. Patinho vira bife paris e picadinho, strogonoff."
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião