O tema da Semana Nacional do Trânsito de 2005, que começa hoje em todo o país, é "No trânsito somos todos pedestres". Até o dia 25 de setembro, prefeituras, escolas, empresas, entre outros, realizarão eventos referentes ao tema, como palestras, blitze nas cidades e nas estradas, apresentações artísticas, exposições, fóruns, concursos, etc. Em Curitiba, as atividades começam hoje, no Parque Barigüi.
"O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam e possam despertar para a conscientização de que somos todos pedestres e que precisamos unir a sociedade em um cordão pela preservação da vida", afirma coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maria Helena Pena Mata Machado. A Semana foi instituída em 19 de dezembro de 1958, pelo decreto n.º 45.064. Para a coordenadora do Denatran, não seria possível limitar-se a eventos esporádicos e nem sujeitar a população a campanhas realizadas apenas em datas festivas. "É um processo de aprendizagem contínua", avalia.
Imprudência
73,85% das mortes no trânsito são registradas nas estradas. Alta velocidade e pista ruim são as causas mais comuns.
8.059 acidentes a mais com mortos e feridos entraram nas estatísticas de 2003 e 2004, no PR, em relação a 2002.
Serviço: Acompanhe mais notícias sobre trânsito e também participe do fórum e enquetes sobre o assunto no www.ondarpc.com.br/transito.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora