• Carregando...
Veículos e pedestres foram parados e revistados pela PM | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Veículos e pedestres foram parados e revistados pela PM| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O município de Colombo recebeu ontem a primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e a 13.ª do Paraná. A UPS foi instalada entre as vilas Zumbi e Liberdade.

Aproximadamente 150 policiais militares participaram da ação na RMC, que começou bem cedo, às 5h30. Eles contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que fiscalizou a BR-116 – rodovia que corta a cidade. Policiais civis da delegacia do Alto Maracanã, de Colombo, também apoiaram a operação, de acordo com a assessoria de imprensa da corporação.

Veículos e pedestres foram parados e revistados pela PM na cidade. Antes da instalação da UPS foi feito um trabalho para identificação de pontos de tráfico de drogas na região.

O balanço das ações desta terça-feira e a instalação oficial da unidade vão ocorrer hoje. O tenente-coronel Mauro Monteiro, que comandou a operação, explicou que o primeiro trabalho para a implantação de uma UPS é repressivo, com um grande número de policiais, e tem como objetivo eliminar as práticas criminosas principais na área.

O efetivo será gradativamente reduzido, até que, na próxima semana, fique apenas o destacamento oficial da UPS. "A partir de segunda-feira, as três novas viaturas que farão parte do efetivo policial da UPS começarão a fazer os atendimentos de ocorrências, assim como o policiamento comunitário", disse.

Moradores

O efetivo de policiais militares trouxe uma sensação de segurança para a Vila Zumbi, mas também desconfiança quanto à duração da operação. "Vamos ver se dessa vez eles vão ficar", afirmou a comerciante Flávia Batista, de 32 anos, referindo-se ao módulo policial já existente na região, mas que, segundo ela, não consegue atender à demanda local.

13 unidades paraná seguro

Antes de Colombo, dez UPSs foram instaladas em Curitiba (nos bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Tatuquara, Cajuru e na Cidade Industrial, nas Vilas Sabará, Verde, Nossa Senhora da Luz, Sandra e Caiuá). Outras duas operam no interior do Paraná: uma em Cawscavel, no Oeste do estado, e outra em Londrina, no Norte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]