Números da última eleição
A última eleição para definir os Conselhos ocorreu em 2012, totalizando 22.323 votos. Veja a quantidade de participação popular em cada Regional, de acordo com publicação do Diário Oficial, em comparação com o censo 2010 do IBGE:
-Bairro Novo: 3.736 pessoas ou 2,56% dos habitantes da Regional
-Boa Vista: 1.503 pessoas ou 0,60% dos habitantes da Regional
-Boqueirão: 2.897 pessoas ou 1,46% dos habitantes da Regional
-Cajuru: 4.050 pessoas ou 1,88% dos habitantes da Regional
-CIC: 2.373 pessoas ou 1,38% dos habitantes da Regional
-Matriz: 943 pessoas ou 0,45% dos habitantes da Regional
-Pinheirinho: 2.968 pessoas ou 1,76% dos habitantes da Regional
-Portão: 1.819 pessoas ou 0,74% dos habitantes da Regional
-Santa Felicidade: 1.690 pessoas ou 1,08% dos habitantes da Regional
Como funcionam as eleições do Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar de cada uma das nove regionais de Curitiba é composto por cinco membros titulares e outros cinco integrantes suplentes, com mandato de três anos, podendo ser renovado por mais uma única vez por meio da eleição. Podem votar maiores de 16 anos inscritos como eleitores de Curitiba e residentes na área da regional administrativa onde pretende votar.
Como manda a lei, o processo eleitoral deve ser iniciado ao menos seis meses antes do término do mandato dos membros do Conselho em exercício. Todo o processo de cadastramento de eleitores e de candidatos é organizado por uma Comissão Eleitoral, subordinada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba).
Segundo o Comtiba, a população fica sabendo da eleição por Diário Oficial, jornais de grande circulação e outros meios de comunicação adotados na época dentro das regionais. "Em alguns lugares do Brasil, já vi conselheiros serem escolhidos com apenas cinco votos", lembra Dara Santos, que preside o Comtiba. "Mas em Curitiba isso não acontece."
Projeto de Lei enviado na última terça-feira (4) à Câmara de Vereadores pela prefeitura de Curitiba sugere mudanças nas regras para eleição de conselheiros tutelares, que atualmente segue lei municipal de 2006. Se aprovado, as eleições em Curitiba vão ocorrer não mais a cada três anos e de forma isolada, mas a cada quatro anos, em data unificada para todo o Brasil.
Só poderão candidatar-se ao posto de conselheiros pessoas que passarem em um teste de conhecimentos específicos com nota igual ou superior a 70% e que não tenham sofrido perda do mandato de conselheiro tutelar nos últimos anos.
Como explica Dara Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), atualmente os interessados em participar do Conselho Tutelar só precisam comprovar idoneidade moral, residir na regional administrativa em que estão concorrendo, apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio, possuir experiência de três anos na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente, e concluir um curso de capacitação. "Mas só isso não basta. Ter trabalhado na área não garante que a pessoa conheça os direitos da criança e do adolescente. Por isso buscamos um perfil um pouco mais técnico", diz Dara.
O projeto altera ainda a vinculação do Conselho Tutelar. Historicamente o órgão esteve subordinado à Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS), mas, segundo a proposição, o Conselho passaria a ser diretamente subordinado ao Poder Executivo. "A mudança considera que as políticas voltadas à criança e ao adolescente devem ser intersetoriais", comemora a presidente do Comtiba.
As sugestões de mudança contaram com a participação de representantes de diversos setores sociais e obedece à resolução da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que recomendou que todos os municípios do país atualizem suas leis referentes ao Conselho Tutelar, para atender às atuais exigências do papel do conselheiro tutelar e às mudanças nos perfis das crianças e nas naturezas das violências praticadas contra elas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora