Um projeto de lei de autoria do vereador Gustavo Luiz Díaz (do Partido Colorado) vai propor a implantação de um tratamento igual para motoristas de táxis e transportistas brasileiros que transitam pelo centro de importados de Ciudad del Este, no Paraguai.
A iniciativa ganhou destaque durante a sessão ordinária desta quarta-feira na Câmara Municipal da cidade vizinha, na fronteira com Foz do Iguaçu. Depois de apresentado, o projeto segue para votação em 15 dias.
Segundo o vereador, caso o projeto seja aprovado, será exigida reciprocidade na relação entre trabalhadores do transporte particular dos dois países. O Departamento de Trânsito de Ciudad del Este ficará responsável pelo controle, a exemplo do que aconteceu na terça, quando os brasileiros foram obrigados a deixar os passageiros assim que passavam pela aduana vizinha e voltar vazios.
Existe a intenção ainda do assunto ser tratado pelos presidentes Nicanor Duarte Frutos e Luiz Inácio Lula da Silva durante o encontro marcado para o próximo dia 26 de maio, na capital Assunção. A estratégia foi acertada entre os prefeitos de Ciudad del Este, Javier Zacarías Irún, e de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, logo após o fim do protesto, já que os acordos nesta área precisam ser discutidos e acordados em âmbito federal.