O projeto selecionado pela prefeitura de Curitiba para balizar a construção do metrô confirmou o que já era esperado desde o início do ano: o custo da obra estimado pela antiga administração mais do que dobrou. A proposta do consórcio Triunfo Participações e Investimentos S. A. estima que serão necessários R$ 4,560 bilhões para a obra quase o dobro dos R$ 2,340 bilhões anunciados inicialmente. O projeto atual, porém, levará o metrô da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) até o Cabral. A versão inicial previa a primeira fase apenas até a região central.
Além dos quilômetros adicionais que serão construídos, o estouro no orçamento é justificado pela opção por três modelos construtivos distintos. Ao NATM (túnel escavado próximo à superfície) e Cut and Cover (túnel mais raso em um sistema em que se escava e cobre), que já eram previstos inicialmente, foi incorporado o método Shield, mais conhecido como Tatuzão recomendado para longas escavações e que causa menos danos na superfície. Os dois modelos iniciais ficarão restritos à construção das estações.
Segundo o secretário de Planejamento Fábio Scatolin, a proposta do Consórcio Triunfo "foi a que mais atendeu o projeto inicial e também propõe chegar até o Cabral com mais um ano de obra." No total, serão cinco anos de obras, sendo os quatro primeiros para levar o metrô da Cidade Industrial até a Rua das Flores, no centro. Ao todo, serão 14 estações.
Empresas
O Consórcio Triunfo que venceu o consórcio formado pela C.R. Almeida Engenharia/J.Malucelli Construtoras é formado pelas empresas THP Triunfo Holding de Participações Ltda e BNDESPar, uma subsidiária integral do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os custos do projeto vencedor do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) serão ressarcidos pela empresa que vencer a licitação para construção do metrô, proporcionalmente aos 87% que serão aproveitados pela prefeitura na elaboração do edital de licitação. O porcentual foi definido pela Comissão de Gerência do Programa de Parcerias Público-Privadas do Município (CGPP).
Quando a PMI foi lançada, a prefeitura havia informado que o custo máximo previsto para reembolso do projeto era de R$ 3,5 milhões. Mas como o custo da proposta do Consórcio Triunfo não foi revelado, não há como afirmar quanto terá de ser ressarcido pelo consórcio responsável pela construção.
O metrô tem 40% do seu custo já garantidos por meio do aporte R$ 1 bilhão do Governo Federal na Lei Orçamentária Anual, além dos R$ 750 milhões disponíveis no BNDES em duas linhas de financiamento, uma para a prefeitura e outra para governo do Paraná. O restante depende da resposta do governo federal e da modelagem que será adotada na parceria público-privada.
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