Nas ruas: efetivo da Polícia Militar não é suficiente para manter homens nas ruas para contato mais próximo com a população| Foto: Fotos: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Idéia é melhorar a qualidade de vida

O projeto Povo trabalha em conjunto com os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), fazendo a ligação entre polícia e população. Em 1993, o projeto foi criado com objetivo de aproximar a Polícia Militar da comunidade, no primeiro governo Roberto Requião. Aperfeiçoado, foi relançado em 2004 para reduzir os níveis de criminalidade e violência. A intenção é melhorar a qualidade de vida do bairro, com a interação da polícia com a população.

O projeto Povo tem equipes nos 75 bairros de Curitiba, em treze cidades da região metropolitana e nas principais cidades dos estado. Confira a lista de cidades e telefones celulares no endereço eletrônico www.seguranca.pr.gov.br.

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A cidade é grande e o projeto é gradativo, explica coronel da PM

Segundo o coronel Jorge Costa Filho, comandante do Policiamento Preventivo da Capital (CPC), a filosofia do Projeto Povo é excelente, mas a cidade é grande e o plano é gradativo, por isso as pessoas têm dificuldade de identificar e reconhecer a atuação da polícia comunitária.

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Enquete - O autônomo Celso Elias Farah, morador no Boqueirão, na Rua Bley Zorning, diz que só ouve falar de polícia na véspera de eleição.
A operadora de caixa Cristiane do Rocio Cordeiro, que trabalha no Cajuru e mora no Capão do Imbuia, afirma que sabe de pessoas que foram bem atendidas pelo policiamento comunitário.
Na Vila Trindade, que fica na área do Cajuru, um comerciante afirma que só recebeu uma visita dos policiais.
Em outro ponto da cidade, Nilo João Manassi diz que nunca recebeu a visita dos policiais militares na sua panificadora, no bolsão Audi/União, no Uberaba.

Há quatro anos tentando se aproximar da comunidade, o projeto Povo – policiamento ostensivo volante da Polícia Militar – ainda não conseguiu atingir o seu objetivo, pelo menos em Curitiba. Um dos motivos é que o policial que faz as visitas na comunidade é o mesmo que atende as ocorrências. Isso dificulta o contato tanto com moradores como com comerciantes, o que seria o diferencial do trabalho da polícia comunitária, isto é, promover a troca de informações na área de segurança.

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Na prática, o projeto Povo cobre toda a cidade. Cada um dos 75 bairros é atendido 24 horas por dois policiais militares que usam uma viatura específica para esse tipo de serviço. Eles levam o telefone celular que é divulgado para a população e no futuro terão ainda um palmtop – pequeno computador de bolso – em mãos para registrar os atendimentos on-line.

A Polícia Militar (PM) já visitou um terço dos cerca de 450 mil imóveis existentes em Curitiba. No entanto, a sensação de parte da população é que após a entrega da cartilha do projeto Povo e do número do telefone celular, o policial só voltou para atender ocorrências. Mas os moradores deveriam ajudar a Polícia Militar a definir ações para melhorar a segurança de seu bairro – pelo menos era assim no plano inicial apresentado à sociedade.

Segundo Walter Cezar, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Cidade Industrial de Curitiba (Conseg da CIC), o projeto Povo teve um bom início, boa aceitação, mas o contingente da polícia não é suficiente para atender o seu objetivo. "O policial militar acaba não tendo contato com a população, como era previsto", afirma.

Já Daisy de Lara de Souza, presidente em exercício do Conseg do bairro Cajuru, diz que sempre foi bem atendida por telefone, mas que era muito difícil um policial atender as ocorrências no seu bairro. "A situação melhorou depois que conversei com o comandante, mas a sintonia com a comunidade não existe", conta.

A reportagem da Gazeta do Povo percorreu os bairros Cajuru, Uberaba, Boqueirão, Seminário, Tatuquara, CIC, Portão e Boa Vista para ouvir a opinião da população sobre o projeto. A maioria das pessoas entrevistadas diz que já recebeu a visita dos militares, anotou o número telefone e recebeu a cartilha, mas não conhece o policial do seu bairro. Outros reclamam que o atendimento é demorado.

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