O projeto de lei que proíbe a instauração de procedimentos administrativos contra membros do Executivo, Legislativo e Judiciário no Paraná feitos a partir de denúncias anônimas recebeu quatro emendas de plenário nesta terça-feira (09) na Assembléia Legislativa. Agora, a proposta será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Uma das emendas, de autoria do Reni Pereira (PSB), pede para que seja preservada até o fim do processo a identificação do denunciante, que só será revelada se não for comprovada a denúncia. "Com esta emenda acreditamos que vamos evitar a prática de denúncias vazias, infundadas ou pautadas apenas em revanchimos, permitindo uma investigação e apuração isenta de quaisquer perseguições", explicou Pereira à assessoria da Casa.
Uma emenda modificativa, apresentada pelo deputado Marcelo Rangel (PPS), alterou a redação do Artigo 1º do projeto para excluir a polícia, que poderia continuar trabalhando com as denúncias anônimas. Já o deputado Edson Praczyk (PRB) apresentou uma emenda com o objetivo de suprimir o Artigo 3º da Lei, que define, em seu texto, que "os procedimentos administrativos que estejam em curso e que não contenham a identificação do requerente ou denunciante deverão ser arquivados".
O líder da bancada do PT na Assembléia, deputado Elton Welter, apresentou um substitutivo alterando a essência da lei. A nova redação torna obrigatória a investigação preliminar, em caráter sigiloso, dos fatos denunciados como supostamente ilegais. E somente após a verificação de indícios comprovando a procedência das denúncias é que seria instaurado procedimento administrativo. A proposta determina ainda que o descumprimento da lei, como o vazamento de informações, pode caracterizar abuso de autoridade.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião