O Programa Mata Ciliar, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e pelo IAP, é a principal aposta para a recomposição vegetal das margens dos rios paranaenses. Lançado em novembro de 2003, o programa pretende produzir e plantar, até o fim do ano que vem, 90 milhões de mudas de árvores nativas nas margens de rios, que devem recuperar 90 mil hectares. Até agora, já foram plantadas 26 milhões de mudas em 26 mil hectares. Outros 19 mil hectares foram cercados para permitir a recomposição natural da vegetação. Nesta semana, em uma ação articulada com os 399 municípios paranaenses, serão plantadas mais cinco milhões de mudas.

CARREGANDO :)

O diretor de desenvolvimento florestal do IAP, Paulo Roberto Caçola, afirma que as mudas estão sendo produzidas nos 22 viveiros do instituto espalhados pelo Paraná e por 400 viveiros distribuídos pelo governo do estado para municípios e outras instituições. Como o programa, para dar resultados, precisa da adesão dos 380 mil proprietários rurais do Paraná, diversas instituições públicas e particulares são parceiras no convencimento da população do campo (cooperativas agrícolas, o MST, a Emater, instituições de ensino, etc). Caçola explica que cada muda é vendida por R$ 0,10 aos proprietários rurais interessados em recuperar a mata ciliar. Mas havendo comprovação de falta de recursos, as plantas podem inclusive ser doadas, afirma ele.

O engenheiro florestal Maurício Balensiefer, professor de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), destaca que o convencimento do produtor rural é um dos grandes empecilhos para que um projeto de recuperação das matas ciliares dê resultados. "Existe muita resistência; não é da cultura do pequeno produtor plantar árvores." Além disso, o estado tem, segundo Caçola, instrumentos legais para forçar a manutenção e o replantio de matas ciliares.

Publicidade

Também é necessário, segundo o professor, que o projeto não venha a ser abandonado pelas futuras gestões do governo do estado. Balensiefer afirma que a recuperação das matas ciliares paranaenses é um programa para ser levado adiante por pelo menos mais duas gestões. Ele ainda crê que o Programa Mata Ciliar tem chances de ter sucesso. "É um projeto bastante ousado." (FM).

* Serviço: informações sobre os viveiros de mudas do IAP podem ser obtidas pelo telefone (41) 3213-3700.