O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está desenvolvendo o Projeto Ehco, de educação ambiental, que tem como meta chamar a sociedade para trabalhar junto com o governo no desenvolvimento de uma política ambiental. Segundo o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, o IAP, que sempre foi visto apenas como um órgão fiscalizador e punitivo, quer democratizar a discussão ambiental.
Para isso, cinco grupos de teatro vão levar às escolas da rede estadual de Curitiba, Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel um espetáculo que mostra o que é ser "ecologicamente correto". Também serão feitas performances em espaços públicos (ruas, praças, eventos).Todas ações têm como objetivo de reduzir o consumo de água, de energia elétrica, a emissão de gases tóxicos, a produção de lixo, a poluição sonora e promover a preservação da mata ciliar.
Burko explicou que o Projeto Ehco não se restringe às apresentações culturais. "Teremos diversas frentes de atuação, com concursos culturais, programas de gerenciamento de lixo orgânico; e um portal com todo o tipo de informação e interação sobre a questão ambiental", disse o presidente do IAP.