Japira Mais de 500 famílias que vivem na zona rural de Japira, no Norte Pioneiro, estão sendo beneficiadas com um projeto da prefeitura da cidade que prevê a recuperação das nascentes que estavam abandonadas. Iniciado no começo deste ano, o trabalho devolveu às famílias rurais o acesso ao abastecimento de água potável.
A falta de informação, a exploração agrícola desordenada e o desmatamento estavam colocando em risco a disponibilidade de água potável na região. Sem abastecimento na área rural, muitas famílias estavam migrando para a cidade. O êxodo foi a principal razão para se iniciar o projeto de recuperação das minas, de acordo com o prefeito João Renato Custódio (PMDB).
Cada nascente foi limpa e aprofundada e teve a mata nativa recuperada. A equipe chegou a identificar um produtor que destruiu toda a vegetação ciliar de uma nascente acreditando que estava limpando a mina. Por conta disso, os moradores foram integrados ao programa. Eles são os responsáveis pela manutenção do sistema.
O projeto consiste na construção de cisternas para armazenar a água excedente das minas. O sistema elétrico para bombeamento da água até o reservatório é instalado pela prefeitura. Por gravidade, a água chega às casas dos agricultores. Cada uma das cinco etapas do projeto custa cerca de R$ 150 mil, porém, uma parceria com o governo estadual deve reduzir esse custo para R$ 50 mil.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião